A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Vânia Marques, destacou nesta segunda-feira (27) a importância do encontro realizado na Bahia para fortalecer a organização dos agricultores e agricultoras familiares em todo o estado. O evento contou com a presença de lideranças sindicais, representantes políticos e do governador da Bahia.
Vânia ressaltou que a Bahia é o estado com o maior número de agricultores e agricultoras familiares do país, o que reforça a necessidade de um movimento sindical forte e estruturado.
“Esse é um encontro fundamental para a organização dos nossos agricultores e agricultoras familiares que estão organizados nos sindicatos. A nossa federação é muito forte, tem uma boa representação. A Bahia é o estado que tem o maior número de agricultores e agricultoras familiares, e isso exige que a gente tenha um movimento sindical bastante organizado”, afirmou.
Segundo ela, o objetivo principal do evento é fortalecer a base sindical e ampliar o acesso às políticas públicas voltadas para o campo.
“Estar aqui hoje significa organizar a nossa base para que os nossos agricultores e agricultoras consigam acessar principalmente as políticas públicas — essas que a gente luta todos os dias para que cheguem às mulheres e aos homens do campo”, acrescentou.
Desafios do setor: acesso ao crédito e à assistência técnica
A presidente da Contag também destacou os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais, especialmente no que diz respeito ao acesso a crédito, assistência técnica e gestão rural.
“Temos um número muito grande de agricultores e agricultoras familiares que, na maioria das vezes, não têm acesso às políticas públicas. Muitos não conseguem sequer acessar o crédito, a assistência técnica ou a gestão rural”, explicou.
Para ela, é fundamental que os sindicatos estejam capacitados para emitir o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e participem dos conselhos municipais de desenvolvimento rural, garantindo voz e representação dos trabalhadores no nível local.
“Precisamos de sindicatos fortes, que consigam atuar nos municípios, emitir o CAF e representar os agricultores nos conselhos municipais. Esse é um espaço essencial de participação popular”, pontuou.
Orgulho de representar a Bahia na presidência da Contag
Natural do município de Iraquara (BA) e atualmente residindo em Brasília, onde atua na sede da Contag, Vânia Marques é a primeira mulher eleita para presidir a confederação em 62 anos de história.
“Para mim é uma satisfação poder estar de volta à minha terra, o Estado da Bahia. É uma honra representar a Contag neste momento de tantos desafios. Reencontrar o meu povo e mostrar a força que a Bahia tem, com a presença do governador e de tantas lideranças políticas, é motivo de muito orgulho”, disse emocionada.
Crime organizado Governador reforça combate ao crime organizado e comenta fiscalização sobre a Via Bahia
Acidente em ônibus Mulher morre após sofrer infarto dentro de ônibus coletivo em Feira de Santana
Morte Feirense morre depois de 20 dias internado em hospital de Salvador após acidente de moto em Feira
Envenenamento Mulher morre em Feira de Santana após tomar refrigerante
Denuncia Pais denunciam insegurança em brinquedo no Boulevard Shopping em Feira de Santana
Cooperfeira Homenagens a produtores rurais marcam 50 anos da Cooperfeira 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo