Segunda, 27 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Contag

Presidente da Contag destaca papel da Bahia na organização da agricultura familiar

Segundo ela, o objetivo principal do evento é fortalecer a base sindical e ampliar o acesso às políticas públicas voltadas para o campo.

27/10/2025 13h43
Por: Mayara Naylanne
Foto: Onildo Rodrigues
Foto: Onildo Rodrigues

A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Vânia Marques, destacou nesta segunda-feira (27) a importância do encontro realizado na Bahia para fortalecer a organização dos agricultores e agricultoras familiares em todo o estado. O evento contou com a presença de lideranças sindicais, representantes políticos e do governador da Bahia.

Vânia ressaltou que a Bahia é o estado com o maior número de agricultores e agricultoras familiares do país, o que reforça a necessidade de um movimento sindical forte e estruturado.

“Esse é um encontro fundamental para a organização dos nossos agricultores e agricultoras familiares que estão organizados nos sindicatos. A nossa federação é muito forte, tem uma boa representação. A Bahia é o estado que tem o maior número de agricultores e agricultoras familiares, e isso exige que a gente tenha um movimento sindical bastante organizado”, afirmou.

Segundo ela, o objetivo principal do evento é fortalecer a base sindical e ampliar o acesso às políticas públicas voltadas para o campo.

“Estar aqui hoje significa organizar a nossa base para que os nossos agricultores e agricultoras consigam acessar principalmente as políticas públicas — essas que a gente luta todos os dias para que cheguem às mulheres e aos homens do campo”, acrescentou.

Desafios do setor: acesso ao crédito e à assistência técnica

A presidente da Contag também destacou os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais, especialmente no que diz respeito ao acesso a crédito, assistência técnica e gestão rural.

“Temos um número muito grande de agricultores e agricultoras familiares que, na maioria das vezes, não têm acesso às políticas públicas. Muitos não conseguem sequer acessar o crédito, a assistência técnica ou a gestão rural”, explicou.

Para ela, é fundamental que os sindicatos estejam capacitados para emitir o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e participem dos conselhos municipais de desenvolvimento rural, garantindo voz e representação dos trabalhadores no nível local.

“Precisamos de sindicatos fortes, que consigam atuar nos municípios, emitir o CAF e representar os agricultores nos conselhos municipais. Esse é um espaço essencial de participação popular”, pontuou.

Orgulho de representar a Bahia na presidência da Contag

Natural do município de Iraquara (BA) e atualmente residindo em Brasília, onde atua na sede da Contag, Vânia Marques é a primeira mulher eleita para presidir a confederação em 62 anos de história.

“Para mim é uma satisfação poder estar de volta à minha terra, o Estado da Bahia. É uma honra representar a Contag neste momento de tantos desafios. Reencontrar o meu povo e mostrar a força que a Bahia tem, com a presença do governador e de tantas lideranças políticas, é motivo de muito orgulho”, disse emocionada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.