Aconteceu na manhã desta quarta (1) o primeiro dia de trabalho do Legislativo feirense em 2024 no CCAA (Centro de Cultura Amélio Amorim). Não foi possível utilizar o prédio do Legislativo por conta da reforma que atrasou, não só por cusa das chuvas, mas por conta de um embargo realizado pela Prefeitura em janeiro.
Em entrevista ao Conectado News, a presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), relatou que o espaço foi oferecido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
"É com muita alegria que começamos hoje a primeira sessão do ano, como a obra foi embargada, atrasou duas semanas, recebi um telefonema do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que foi muito solícito com a Câmara e se colocou à disposição, após uma semana, percebi que não dava tempo de terminar a obra, liguei para ele novamente, tivemos um almoço muito cordial, no qual me disse que o Amélio Amorim estava à disposição, escolhi aqui por ter um acesso e comodidade melhor, ele também disponibilizou a equipe do governo, como se vê na recepção, dando um espaço melhor para fazermos essa sessão e as próximas que forem necessárias até terminar pelo menos o plenário, algo que provavelmente acontecerá nas duas próximas semanas. A única pessoa que se solidarizou e se colocou à disposição para me dar o espaço foi o governador, aproveitei isso, ninguém apareceu com outro espaço, uma vez me foi oferecido, aproveitei e dei prioridade. Não tenho problema algum, se os vereadores dissessem que queriam em outro lugar, achar o espaço, realizar com muita tranquilidade pensar 2024 com muito amor e carinho, evitar os conflitos por conta de ser ano de eleição, que todo mundo possa ter harmonia e muita tranquilidade para trabalhar em 2024".
Mediação de conflitos
"Sempre tento conversar em off, evitar, mas o vereador tem que cuidar do mandato, dele, assim como cuido do meu, se cada um procurar cuidar, retirando determinados conflitos e aborrecimentos, com certeza terá um mandato e campanha mais tranquila".
Empréstimo
Em entrevista ao Programa Levante a Voz na quarta (31) o secretário de Planejamento Carlos Brito afirmou que era necessário bom senso por parte da Câmara e que o empréstimo continha todas as informações de onde será investido o dinheiro. Eremita desmentiu o secretário e fez um desafio.
"O secretário Carlos Britto que está no cargo há 24 anos e ninguém muda, fica conversando, a lei diz que eu só posso aprovar um pedido de empréstimo se pontuar por escrito, determinando literalmente onde será gasto, uma hora diz que vai fazer viaduto, outra hora passarela, depois hospital, e nunca saiu do papel e nunca disse no projeto do empréstimo. Vou fazer um desafio: quando ele mandar, diga que é para as enchentes, que vai olhar o bairro Panorama, que está destruído três ruas, 153 casas, diga que vai fazer aquela obra, escreva, assine, que eu farei uma audiência pública, e mostrarei para a população", concluiu.
Secretário Carlos Britto
O secretário de Planejamento Carlos Brito, respondeu ao desafio, afirmando que dará o projeto nas mãos do repórter Luiz Santos para que entregue à presidente Eremita Mota.
"Vou dar a você, para que entregue a ela. Isso é uma brincadeira. Quando se toma um empréstimo, pode se observar, que tanto governo do Estado ou governo federal, diz, investimento em infraestrutura. É questão de bom senso. Tivemos o projeto aprovado na Comissão de Financiamento Externo, discriminando item por item, não se pode correr o risco de agir fora daquela relação, senão o contrato e o aval são suspensos e ocorrerá penalidades, as pessoas não sabem um pouco da regra como funciona. Quando se pede um empréstimo externo, vem agentes do banco verificar onde será aplicado, é assim que procede, assim como fizemos durante o governo do ex prefeito José Ronaldo (UB), um empréstimo de US$ 11 milhões de dólares, agentes de um banco da Venezuela vieram Feira de Santana, o Fun Plata é um banco multilateral autorizado pelo governo federal, já foram feitas várias reuniões, o governo federal através do tesouro só avaliza se disser onde, e a proposta está muito clara, se agir fora do padrão, o município será penalizado, isso é algo elementar", disse.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas