No final de 2023, publicamos a denúncia de um internauta, mais um entre tantos segurados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que pagam a contribuição mensalmente, mas, quando precisa, sofre para conseguir receber, em alguns casos, só consegue após expor o caso na imprensa.
Ao Conectado News, o gerente regional do INSS em Feira de Santana, Fernando Nunes, disse que não existe mais fila presencial, é tudo feito por agendamento e que o órgão trabalha com um prazo de resposta de até 30 dias.
"A fila virtual é um avanço, antigamente, na modalidade presencial, formavam-se longas filas nas agências do INSS. Com a fila virtual, o segurado dá entrada, a partir daí é feita toda análise, de forma remota e muito rapida, estamos sempre avançando nesse sentido, recentemente o governo federal estipulou um bônus aos servidores para que pudessem analisar os benefícios mais rapidamente, com isso, atualmente a demora está por volta de 15 a 30 dias, ano passado, entre 60 a 90, principalmente no período de pandemia. Em 2024 será intensificado para que a resposta seja dada em um curto prazo de tempo entre 15 dias a 30 dias, tempo menor do que o previsto em lei, 45 dias, a meta do INSS para alguns benefícios são de 30 dias e trazer todas essas análises para esse prazo de 30 dias, essa é a meta para 2024, não só aqui em Feira, mas para todo o Brasil".
Segundo Fernando, há pevisão de realização de mutirões nos próximos meses.
"Continuaremos com os mutirões em Feira de Santana, tivemos um em Dezembro para o BPC (Benefício de Prestação Continuada), a perícia médica do BPC e avaliação social, o segundo mutirão está previsto para fevereiro ou final de janeiro, ou pelo menos uma vez por mês para que o benefício seja analisado o mais rápido possível. A nossa maior demanda no Nordeste como um todo é o BPC"
Composição da fila virtual de atendimento
"A fila virtual ela não é regionalizada por Feira de Santana por exemplo, o Brasil é dividido por seis regiões, todos os benefícios requeridos em Feira de Santana e região vão para a fila Nordeste, a meta é 30 dias, mas o previsto em lei são 45 dias".
Com relação ao caso exposto em nosso site, onde o segurado Joseilton Ferreira Pereira disse ter recebido a informação de que a gerente de atendimento de prenome Marli não atendia segurado, Fernando desmentiu e afirmou que o atendimento deve ser realizado normalmente por qualquer servidor.
"Todos que procuram as agências do INSS são atendidos, evidente que não temos autonomia para adiantar benefícios na fila virtual, mas, o atendimento para qualquer cidadão que procura as agências do INSS é realizado normalmente por qualquer servidor".
Atendimento Normal a partir desta terça (2)
"A partir de hoje, primeiro dia útil do ano, o atendimento normal, perícia médica, avaliação social e qualquer tipo de atendimento, lembrando que o atendimento nas agências é agendado, o segurado faz o agendamento para ser atendido presencialmente nas agências".
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado