Segunda, 27 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia São João 2023

Forrozeiros da Bahia reclamam de exclusão por parte do Governo do Estado; Jerônimo nega

Sábado (17)

18/06/2023 13h29 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Luiz Santos
Foto: Luiz Santos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve no município de Santa Bárbara , cidade localizada a 33km de Feira de Santana, na tarde de sábado (17), para entregar obras do governo do Estado na localidade. Em entrevista ao Conectado News, o governador detalhou o que estava sendo entregue, ações futuras e a sua parceria com o prefeito de Santa Bárbara Edifrancio de Jesus Oliveira (PSD).

"Entregamos em Serrinha um complexo poliesportivo com piscina, quadra, campo Society, entregamos uma escola modernizada, era um CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão) e incorporamos mais 24 salas, chegamos a 41 salas e ali tem teatro, restaurante, laboratórios e ao lado entregamos um comando da polícia para atender aos 13 municípios, é uma agenda que mistura educação, esporte e Segurança Pública, o coronel que comandava lá está indo para Feira de Santana, e agora aqui em Santa Bárbara, entregamos um mercado lindo, reformado, isso é geração de economia para as pessoas que são daqui, poder vender ou comprar em um ambiente confortável, com sanitário, box arrumados, em parceria com a prefeitura, daremos também a ordem de serviço para uma quadra e o prefeito tem aqui um conjunto de recursos que ele não entregou ainda, recursos em que ele se comprometeu comigo, mas tivemos algumas dificuldades na licitação, pavimentação principalmente, mas aqui tivemos adução de água da Pedra do Cavalo, passando pela adutora que vem de Feira de Santana e asfaltamento de algumas vias que vamos nos comprometer com isso, há também uma escola que está sendo construída em parceria com o Convento das Freiras tenho certeza que voltaremos aqui antes de setembro, com fé em Deus, fazer novas entregas e novos anúncios, agradeço a parceria com o prefeito Edifrancio", disse.

Ao ser indagado acerca das dificuldade que alguns forrozeiros tem encontrado para ter acesso a verba de apoio aos festejos juninos, disponibilizada através da SUFOTUR (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), Jerônimo negou que houvesse problemas.

"Me dê a lista de quem falou isso, não estou lhe desafiando, apenas quero saber para poder resolver, porque não teve dificuldade com ninguém, inclusive esse ano colocamos axé e pagode, coisas que ano que vem não farei, por que quero priorizar o sanfoneiro da terra, os grupos locais, estou falando sem querer lhe queimar, me dê a lista para resolver até o São Pedro, faço questão de valorizar no São João o autêntico forró pé de serra, abrimos editais para quadrilha, para grupos em Salvador, teve edital público na internet, a pessoa cadastra na internet, só isso. Me dê os nomes, que vou ligar do meu telefone para resolver, não espero para depois, se alguém for injustiçado, não concordo com isso e vou resolver, se alguém está fazendo corpo mole ou tendo dificuldades com a documentação, ajudaremos a resolver, o edital da Micareta de Feira minha equipe de Cultura ajudou os grupos a resolver esses problemas, agora no São João novamente, isso não está acontecendo, pergunte a qualquer prefeito como está a agenda. A nossa prioridade nesse São João é segurança pública, se o prefeito colocar um forró pé de serra pode saber que tem segurança, hospital, saúde, na região de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, tem a atenção nossa para o hospital de queimaduras, porque sabemos que tem espada, foguete e depois, além de segurança pública e saúde,  estamos com a ação de direitos humanos para evitar que haja violência contra mulher, discriminação contra negros, LGBTQIAPN+, estamos com 380 atrações, pegando quase 300 municípios que realizam São João, Santo Antônio e São Pedro, bancando cantores e bandas, São João será bom, animado, mantemos a Cultura, mas acima de tudo quero gerar renda, fortalecer o comércio, o mercado, agricultura familiar, venda de milho, quero que acabe o milho, amendoim, é necessário dinamizar a economia, gerar emprego e renda", concluiu.

Reportagem: Luiz Santos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.