Segunda, 27 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia PGE

PGE lança projeto de incentivo a leitura em Feira de Santana

Quarta (31)

31/05/2023 12h56 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Edvaldo Peixoto
Edvaldo Peixoto

Uma comitiva do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (CEA), da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), realizou hoje (31), uma visita técnica para avaliar as instalações da futura biblioteca da Procuradoria do Interior (Proin), em Feira de Santana.

Em entrevista ao Conectado News, a coordenadora do projeto, Renata Fabiana, o projeto é apenas para os servidores da PGE, mas a comunidade externa também poderá ter acesso, de forma indireta.

Foto: Edvaldo Peixoto

"Esse projeto tem a importância de trazer entretenimento e cultura para os colaboradores da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, ou seja, a intenção é atingir a todos desde, os procuradores que atuam em Feira de Santana, motoristas, auxiliares de serviços gerais e área administrativa, todos serão atendidos por esse projeto, a ideia é muito simples, uma estante onde cada um pode fazer a sua doação, trazer um livro de natureza literária, folclore, biografia, e esses livros ficam livremente disponíveis nessa estante e cada um pode levar para casa, ler no trabalho, ter a liberdade de ficar com livro e distribuir isso junto com a sua família e amigos ou trazer de volta e depositar novamente a estante, permitindo que exista o compartilhamento dessa obra".

Para Renata, mesmo a facilidade dos E-Books (livros digitais) não será o suficiente para extinguir o livro de papel.

"O universo da literatura é impressionante, o livro eletrônico não substituirá físico, porque a própria experiência do livro físico, de passar uma página, usar um marcador, fazer suas notas à mão, isso jamais uma máquina vai substituir, e a nossa ideia é justamente de resgatar o prazer da leitura genuína, de estar em contato com o livro, isso é fundamental, revela um pouco da nossa humanidade", disse.

CN - Quem quiser doar livros, como proceder?

Renata Fabiana - É possível entregar na regional, temos uma servidora de nome Gilmara, que coordena toda a estrutura de Feira de Santana, e podemos sim receber esses livros que serão muito bem-vindos. 

CN - Há livros disponíveis na biblioteca?

Renata Fabiana - Trouxemos uma carga inicial de Salvador e a ideia é fazer de forma Itinerante com as outras regionais e estar sempre renovando esse acervo. 

CN - Estudantes terão acesso?

Renata Fabiana - O nosso projeto é voltado para os servidores da PGE, que terão acesso livre. Esses livros chegarão à comunidade externa, através dos nossos servidores, porque eles podem disponibilizar esses livros para o seu amigo, vizinho e familiar, por não haver a obrigação de devolver. 

Reportagem: Edvaldo Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.