Terça, 28 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Bahia

Conheça mais de 20 praias improprias em Salvador

Conforme indica o levantamento do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos

26/05/2023 19h56
Por: Fonte: Conectado News
 Foto: Divulgação/ Sefaz
Foto: Divulgação/ Sefaz

Mais de 20 praias de Salvador estarão improprias para banho durante o final de semana, conforme indica o levantamento do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgado nesta sexta-feira (26). Entre os locais, estão as praias do Farol da Barra e do Farol de Itapuã.

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na análise da presença de uma bactéria nas águas, além de situações como derramamento de óleo e esgoto. [Confira os critérios ao final da matéria]

Das 38 praias analisadas pelo instituto, apenas 12 estarão próprias para banho. Entre elas, estão as praias do Flamengo, do Buracão e do farol da Barra, uma das mais conhecidas da capital baiana.

Veja a lista completa das praias impróprias para banho:

São Tomé de Paripe - Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia.

Tubarão - Em frente ao conjunto habitacional abandonado, próximo à antiga fabrica de cimento.

Periperi - Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea.

Critérios de balneabilidade

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na análise da presença de uma bactéria nas águas, que é encontrada de maneira abundante somente em fezes humanas e de animais, esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

Segundo o Inema, a balneabilidade é considerada imprópria quando a densidade da bactéria E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Ainda que uma praia apresente baixas densidades de bactérias fecais, ela pode ser classificada na categoria imprópria, quando ocorrerem circunstâncias como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.

O Inema alerta que no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.

Além disso, não é aconselhável tomar banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

 

Fonte G1

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.