Terça, 28 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia PEC 168/2023

"Agora somos policiais por direito", diz presidente de sindicato, após criação da Polícia Penal

Quarta (24)

24/05/2023 09h33 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
SINSPPEB
SINSPPEB

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) na terça (23) que beneficia os agentes penais. A PEC 168/2023, propõe a criação da Polícia Penal baiana, uma reivindicação antiga dos agentes, uma vez que a Bahia era o  único estado brasileiro que não tinha a categoria institucionalizada. A relatoria do projeto foi da deputada Maria del Carmen (PT).

Em entrevista ao Conectado News, o presidente do SINSPPEB (Sindicato dos Servidores da Polícia Penal do Estado da Bahia), Reivon Pimentel, disse que essa é uma grande conquista da categoria, uma vez que os policiais penais também fazem parte da Segurança Pública do Estado, mas não tinham o devido reconhecimento.

"Agora somos policiais de fato e de direito, porque com essa aprovação por unanimidade, os parlamentares baianos inseriram a Polícia Penal na Constituição do Estado da Bahia, e com isso, o nosso texto constitucional ficou em simetria com a Constituição Federal, esse é um pleito antigo, quase duas décadas de luta, para que na terça (23) conseguíssemos esse reconhecimento constitucional tão almejado pela nossa categoria.

CN - Qual o sentimento após duas décadas de luta?

Reivon Pimentel - Sentimento de dever cumprido, felicidade e pertencimento, porque sempre fizemos parte, fechando o ciclo da Segurança Pública, mas não tínhamos esse reconhecimento. Agora nos sentimos pertencentes de fato a Segurança Pública e do Sistema de Defesa Social do Estado da Bahia.

Reportagem: Hely Beltrão 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.