Aconteceu na manhã desta sexta (28), cerimônia de entrega das casas do Residencial Campo Belo Habitar do Sertão, pelo Programa Minha Casa Minha Vidam no Campo do Gado Novo em Feira de Santana.
Estiveram presentes, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Em entrevista ao Conectado News, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, ressaltou a importância do Programa Minha Casa Minha Vida e afirmou que mais unidades serão entregues em Feira de Santana.
"É a realização de um sonho, serão 248 famílias que estão aguardando desde 2013 a conclusão desta obra, assim que chegamos ao Ministério, por orientação do presidente Lula (PT), podemos retomar essas obras e fazer com que as pessoas possam ter a sua casa, ter a sua dignidade, ficamos muito feliz com essa parceria firmada entre o governo federal e o governo da Bahia, através do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), fazendo com que cerca de mil pessoas possam morar com dignidade", disse.
CN - Serão entregues outros residenciais como este em Feira de Santana?
Jader Barbalho Filho - Com certeza, a partir dessa semana, serão publicadas as portarias, e a partir daí, o governo do Estado, Prefeitura e empresas privadas podem apresentar suas propostas para que possamos fazer as novas contratações, e sempre contando com a parceria do governador Jerônimo, ministro Rui Costa e do presidente Lula.
CN - Quantas unidades do Programa Minha Casa Minha Vida serão lançadas em todo o país?
Jader Barbalho Filho - Serão lançadas em 2023, 145 mil unidades, na Bahia serão mais de 7 mil, onde ampliaremos a parceria com o governo da Bahia para fazermos mais adaptações a partir do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
CN - Houve alteração nos critérios do Programa?
Jader Barbalho Filho - Haverá algumas melhorias, tudo aquilo que não foi bem feito, erros, equívocos que aconteceram ao longo do Minha Casa Minha Vida estão sendo ajustados, as equipes da Casa Civil e do Ministério das Cidades se reunindo para que possamos fazer com que o programa entregue com melhor qualidade e com mais rapidez para as pessoas, e que não aconteça novamente casos como os daqui, em que a contratação ocorreu em 2013 e só em 2023 as pessoas entrando em suas habitações.
Governador Jerônimo Rodrigues
O governador Jerônimo Rodrigues, além de elogiar o Minha Casa Minha Vida, ressaltou a importância da parceria entre Estado, município e governo federal para o sucesso do Programa.
"Isso é menos de 100 dias, quando estávamos com o condomínio praticamente pronto, determinação de uma parceria entre o governo do Estado e governo federal, presidente Lula, ministro Jader e ministro Rui Costa nos ajudando, naquele momento inicial que Lula lançou o programa em âmbito nacional, felizes por entregarmos 248 chaves, o pessoal já está fazendo instalação de luz e água por conta própria, mas me comprometo inclusive com o ministro para que possamos ver a possibilidade de investir aqui em área de lazer, campo, quadra, as condições de educação, em parceria com o município, porque, quando você traz aqui 250 famílias, é preciso dar as condições de transporte, água, energia e segurança pública. É importante destacar, quando o governo federal chegou não tinha orçamento e mesmo assim, o ministro garantiu que a Bahia terá mais condições de investir em quase 10 mil habitações, não é o que eles querem, o déficit é muito maior, a herança de um país que não trabalhou com habitação popular, mas, tenho certeza que na parceria com o governo federal, municipal, e empresários, garantir que possamos superar esse déficit no estado da Bahia e no Brasil", afirmou.
CN - Como fazer para chegar os serviços públicos a essas comunidades mais afastadas?
Jerônimo Rodrigues - Um programa como esse, é uma boa referência de relação federativa, a União entra com o investimento, o estado tem o seu papel na área de segurança pública, educação do ensino médio e saúde, mas é claro que o município também precisa ver o seu papel, limpeza pública, escola fundamental, saúde de atenção básica e naturalmente lazer. O presidente Lula e os dois ministros hoje presentes, trazem para nós essa responsabilidade, eles não estão se ausentando disso, mas temos que sentar independente do partido político, na hora correta faremos a disputa das eleições, mas aqui não, porque está em jogo aqui é a segurança dessas pessoas, transporte coletivo com qualidade, e tenho certeza que vamos aprumar essa agenda.
Ministro da Casa Civil, Rui Costa
Em discurso realizado durante cerimônia de entrega das casas, o ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa, elogiou o Programa de Habitação do governo federal, e garantiu obras para Feira de Santana ainda este ano.
"O presidente Lula envia para Feira de Santana, é que ele está determinado a concluir e entregar cerca de 180 mil unidades, que deveriam ter sido entregues em 2016, 17 e 18, mas não foram, porque não tinha ninguem no governo federal que tivesse o carinho e o jeito de governar do nosso Lula, que governa cuidando de gente, cuidando das pessoas. Uma das coisas que o Lula disse na primeira reunião de ministros foi: soube que tem muita casa abandonada e paralisada, quero concluir esse ano e entregar para o povo morar. Estamos fazendo o dever de casa, pedindo o apoio dos prefeitos, governadores, técnicos da Caixa, na Bahia, são cerca de 7 mil unidades, que, se tudo der certo, até o final do ano, entregaremos todas. As próximas serão em Ibotirama, no Oeste da Bahia. Mas, além das casas, na quarta (3), o presidente Lula estará no Ceará, para anunciar um conjunto de medidas voltadas a educação, anunciar o retorno e conclusão de obras de creches de escolas que estavam acabadas ou paralisadas, são 4 mil unidades no país inteiro, será realizada também, a atualização dos valores das obras, a renovação dos contratos dos quais já tinham sido extinto os prazos. Além disso, o presidente anunciará também, um programa nacional de fortalecimento e matrículas na educação de tempo integral e um programa que fortalecerá a parceria com estados e municípios, para alfabetizar na idade certa, algo que é fundamental no desenvolvimento escolar. Em Feira de Santana tocaremos obras, e outras serão iniciadas até dezembro, o anel oeste está em obras, o leste, quem vem de Serrinha/BA e vai para Salvador, foi feito o projeto que será concluído até setembro, e a ideia é que possamos licitar ainda esse ano, para que possamos iniciar rapidamente essa obra que é importante não só para Feira de Santana, mas para todos os município que passam por Feira, que hoje ficam presos em um engarrafamento muito demorado, um trânsito horrível, atrasando os negócios, o trabalho, o socorro médico, por isso, essa obra terá início ainda em 2023", concluiu.
Reportagem: Luiz Santos
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 31°
Tempo limpo