Quinta, 11 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Brasil Xenofobia

Ministro Flávio Dino aciona desembargador do Paraná no CNJ e MPF por falas xenofóbicas

Magistrado teria minimizado cultura nordestina durante uma sessão da Justiça Paranaense; ministro diz que fala foi racista

15/04/2023 20h39 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
redacao@odia.com.br (Agência Brasil)
redacao@odia.com.br (Agência Brasil)

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou neste sábado (15) que irá acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério Público Federal (MPF) contra o desembargador Mário Helton Jorge por crime de racismo. Dino afirmou que Helton Jorge foi xenofóbico comparar a cultura do Paraná com os das regiões Norte e Nordeste do país.

Em uma sessão do Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador disse que "o Paraná tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste". Ele fazia comentários sobre os escândalos de corrupção no estado.

"Porque é uma roubalheira generalizada. E isso no Paraná, que é um estado que tem um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste, etc. É um país que não tem esse jogo político dos outros estados. Aqui no Paraná é uma vergonha", afirmou o desembargador.

Flávio Dino foi às redes sociais criticar as falas de Mário Helton Jorge. Ele ainda nivelou a fala do desembargador ao crime de racismo.

A repercussão do caso fez com que a Justiça do Paraná emitisse uma nota negando o teor xenofóbico na fala do desembargador. No documento, o TJ-PR disse que Helton Jorge lamentou o caso e que pediu desculpas pela fala.

"Não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região. O magistrado lamenta o ocorrido e pediu sinceras desculpas pelo comentário".

Fonte: Ultimo Segundo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.