O ex vereador e sargento da reserva da Polícia Militar da Bahia Josafá Ramos, foi detido na manhã desta sexta (17) pela Polícia Federal a fim de prestar esclarecimentos a respeito de uma possível participação nos atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 08 de janeiro deste ano.
O Sargento foi preso pela PF na Avenida Noide Cerqueira, enquanto pedalava com amigos. Após ser ouvido pela PF em Feira, Josafá teve a sua prisão preventiva decretada, sendo encaminhado para o Batalhão de Choque da PM em Lauro de Freitas/BA.
Assista o vídeo do sargento Josafá Ramos minutos antes de ser preso.
Em entrevista concedida ao Conectado News no dia 09 de janeiro, um dia após os atos terroristas, o sargento da reserva disse que não estava em Brasília no dia da invasão aos prédios localizados na Praça dos Três Poderes, afirmando que estava em Feira de Santana desde o dia 05 de janeiro.
Josafá Ramos, foi alvo de Operação Lesa Pátria da PF, que cumpre 78 mandados em nove estados e no Distrito Federal que investiga os atos terroristas de 08 de janeiro.
Josafá está sendo representado pelo advogado Hércules Oliveira, que garantiu que seu cliente não participou da invasão.
"Ainda está muito cedo, as coisas precisam ser analisadas com tranquilidade. Meu cliente teve sua prisão preventiva decretada e agora cabe a análise do STF (Supremo Tribunal Federal)".
Fontes da PMBA ouvidas pelo Conectado News informaram que ele será julgado tanto na esfera civil quanto na militar. A PM apurará a participação do sargento nos atos antidemocráticos e a ele poderá ser expulso da corporação a depender da gravidade do que for apurado. Essa expulsão pode ocorrer também, caso ele seja condenado pelo STF.
Segundo a PF, ainda serão cumpridos mandados nos seguintes Estados:
Bahia: 2 mandados de busca e apreensão e dois de prisão.
Distrito Federal: 2 mandados de busca e apreensão;
Espírito Santo: 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão;
Goiás: 2 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão;
Maranhão: 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão;
Minas Gerais: 9 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão;
Paraná: 2 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão.
Reportagem: Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas