Quinta, 28 de Março de 2024
(75) 99168-0053
Educação Dia-D

Confira ‘Dia D’ de inscrição dos cursos do Educar para Trabalhar na Bahia

Secretaria da Educação do Estado (

08/05/2022 18h05 Atualizada há 2 anos
396
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto: Carol Garcia/GOVBA
Foto: Carol Garcia/GOVBA

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, nesta segunda-feira (9), o “Dia D” de mobilização para as inscrições gratuitas nos cursos do programa Educar para Trabalhar. A ação, que corresponde ao último dia para os interessados garantirem sua vagas, acontece, das 9h às 17h, em extensa programação on-line no canal Educação Bahia, no YouTube. Durante o encontro serão divulgados links de salas virtuais para direcionamento dos interessados que manifestem dúvida ou quiserem se inscrever no momento das lives.

Nas escolas, a SEC orienta que a gestão divulgue a mobilização com cartazes; cards nos grupos virtuais e mobilização nas salas de aula; envolva o estudante; realize ações explicativas durante o intervalo; disponibilize os laboratórios de informática; permita o uso dos chromebooks para acessarem as lives ou promova ao vivo no auditório da unidade escolar; e faça um cardápio especial no Dia D.

Para a nova etapa do programa Educar para Trabalhar são ofertadas 110.459 vagas, de 43 cursos de qualificação profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD), de 10 Eixos Tecnológicos. Os interessados devem acessar o formulário eletrônico, disponível no Portal da Educação.

O ingresso nos cursos ocorrerá por sorteio eletrônico, de modo aleatório e equitativo, de caráter classificatório. As atividades do Educar para Trabalhar são desenvolvidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sendo os mesmos responsáveis pela prestação dos serviços educacionais.

As vagas são destinadas a estudantes e egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino. Os cursos ofertados são: Almoxarife , Administrador de Bancos de Dados; Assistente Administrativo; Assistente de Contabilidade ; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia ; Agricultor Agroflorestal; Assistente de Recursos Humanos ; Agente Cultural; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Agente de Informações Turísticas; Almoxarife de Obras; Assistente de Logística; Auxiliar Administrativo Rural ; Auxiliar Agropecuário ; Auxiliar em Agricultura de Precisão ; Bovinocultor de Leite;  Bovinocultor de Corte ; Cerimonialista; Controlador e Programador de Produção; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Desenhista da Construção Civil ; Desenhista de Móveis ; Desenhista de Produtos Gráficos WEB ; Desenhista Mecânico ; Instalador e Reparador de Redes de Computadores ; Montador e Reparador de Microcomputadores;  Organizador de Eventos; Produtor Cultural; Programador de Dispositivos Móveis; Programador de Sistemas; Programador Web; Recepcionista em Serviços de Saúde; Representante Comercial; Vitrinista; Inspetor de Qualidade; Operador de Processamento de Grãos e Cereais Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças ; Operador de Processos Químicos Industriais; Operador de Tratamento de Águas e Efluentes; Operador em Petróleo e Gás; Auxiliar em Agroecologia; Vitrinista; e Padeiro.

Veja programação das lives no canal Educação Bahia:

09h – 10h: Live direcionada aos líderes territoriais e líderes de classe
10h – 11h: Live direcionada aos estudantes da Educação Integral
11h – 12h: Live direcionada aos estudantes da Educação no Campo, Indígena e Quilombola
13h – 14h: Live direcionada à Educação Básica em geral
14h – 15h: Live com os parceiros do Sistema S (SENAR/ SENAI/ SENAC)
15h – 16h: Live com técnicos da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica

Fonte: Ascom/SEC

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.