Débora Sousa Rocha 19, estudante da rede pública de ensino do Espírito Santo, estudava com livros achados no lixo, foi aprovada para curso de medicina de duas universidades públicas, uma no Rio Grande do Sul e outra na Universidade Estadual de Feira de Santana- Bahia(UEFS).
Em entrevista ao Conectado News neste sábado 23, Débora contou as dificuldades encontradas para estudar,"foi difícil porque eu não tinha livros, computador, muitas coisas atrapalhavam estudar, mas mesmo assim eu me esforcei para conseguir, dando o máximo, no meu segundo ano graças a Deus deu certo", conta.
"Minha mãe trabalha com materiais reciclados para sustentar a família, comecei a trabalhar meio período e conseguir conciliar o trabalho com estudo", relata Débora.
Sonho, determinação e fé guiaram a trajetória de Débora, "desde criança eu foquei em Medicina, cheguei a passar em outros cursos, a minha nota era suficiente, mas não era o curso que eu queria , resolvi tentar mais um ano para conseguir entrar no curso de Medicina", afirmou.
Segundo a estudante, os livros que ela estudou para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram encontrados pela mãe no lixo, "minha mãe é catadora de materiais recicláveis, sempre que achava um livro que era importante para mim levava para casa, eu usava para estudar, dicionários ajudaram muito para a redação”, disse.
Perguntada se é a primeira pessoa da família a cursar medicina, ela disse, "na verdade sou primeira terminar o ensino médio e ir para universidade", conta.
"Nasci no interior do Espírito Santo, em uma cidade peguena, sempre fui estudiosa, não gostava de sair, desde cedo gostava muito de ler, a leitura sempre me chamou atenção, estou sempre na biblioteca, vivo de forma simples, tranquila em casa, tenho uma irmã que quer cursar Medicina Veterinária,eu pretendo ser cirurgiã cardiovascular.",declarou.
Sobre escolha por Feira de Santana,Débora explica, "comecei a pesquisar sobre as universidades,vi que a UEFS é muito boa e escolhi, gostei muito e me inscrevi".
Dificuldades financeiras
"Estamos com uma vaquinha online através do Pic-Play Débora. S. Rocha, quem quiser contribuir com alguma quantia pode enviar ou através do PIX 16122355739 (CPF )Débora Fernanda Sousa Rocha.
Sobre a vinda a Feira de Santana, a estudante acrescentou, “ainda não há data definida, mas no segundo semestre estarei em Feira para estudar oficialmente.
Para finalizar a estudante guerreira deixou uma mensagem de incentivo para os jovens que sonham em trilhar o caminho da universidade,“não desistir, porque as dificuldades vêem sempre para todas as pessoas , não podemos olhar por esse lado, temos que lutar se esforçar e acreditar que podemos realizar, colocando nas mãos de Deus tudo dá certo sempre.Nunca deixei o pensamento de desistir tomar conta de mim",finalizou.
Ouça a entrevista completa com Débora Sousa Rocha
Reportagem Luiz Santos e Ana Meire Dias
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Tempo limpo