Quinta, 28 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Educação Feira de Santana

Estudantes da UEFS são selecionadas para ensinar na Espanha

Duas estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana

08/04/2022 21h22 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Ascom UEFS
Foto Ascom UEFS

Duas estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foram selecionadas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para serem assistentes de conversação de Língua Portuguesa na Espanha. As alunas, que fazem parte do Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras (NucLi), através do Letras sem Fronteiras, uma ação do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), vão receber bolsa da Embaixada da Espanha no Brasil para atuar como licenciadas em formação em instituições da educação básica por um período inicial de oito meses.

Uma das selecionadas é Leillane Mendes, feirense, que cursa o oitavo semestre do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol e atua como professora voluntária no NucLi. A estudante afirma que o intercâmbio acadêmico é um sonho que estava sendo planejado desde o início do curso. "É uma oportunidade de levar os meus conhecimentos linguísticos, políticos, históricos e culturais vivenciados durante a minha formação acadêmica e enquanto cidadã brasileira, baiana e feirense a outro país, a fim de contribuir para a divulgação do Português como língua estrangeira, fortalecendo os laços de internacionalização", afirmou.

Michelle de Souza dos Santos, natural de Muritiba, da Comunidade Quilombola de Baixa Grande, no Distrito de São José do Itaporã, também foi selecionada como assistente de conversação de Língua Portuguesa. A estudante do sétimo semestre de Licenciatura em Letras Português e Espanhol afirma que a seleção é uma oportunidade para enriquecer a formação através da troca linguística-cultural. "Acredito que muitas competências profissionais serão cobradas e desenvolvidas nesse novo contexto de ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira. Terei uma imersão linguístico-cultural super importante para minha formação como professora de Espanhol", destacou

Para a coordenadora geral do NucLi, professora Iranildes Almeida de Oliveira, as estudantes vão ter vivências em Língua Espanhola que irão contribuir para a formação pessoal e profissional delas. A docente também destacou que a seleção das alunas também mostra o trabalho de excelência que é desenvolvido na Uefs. "A seleção foi feita com núcleos do Brasil inteiro e nós ficamos com duas das quatro vagas, o primeiro e o terceiro lugar. É o reconhecimento do nosso trabalho e dos nossos estudantes. Mostrando que eles têm um nível bom de Língua Espanhola", observou.

Para saber mais sobre o Programa Idiomas sem Fronteiras na Uefs basta acessar o site www.isf.uefs.br ou o perfil do NucLi no Instagram através do perfil @nucli_isf_uefs.

 

 Fonte Ascom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.