Quinta, 28 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Educação Feira de Santana

UEFS manifesta solidariedade aos professores em Feira

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Feira

04/04/2022 06h02 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Divulgação
Foto Divulgação

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana (Consu-Uefs), vem a público manifestar nossa solidariedade e apoio à luta dos professores e professoras da rede municipal de educação de Feira de Santana. Manifestamos ainda nossa indignação à forma desrespeitosa, desumana e agressiva com que os professores e as professoras têm sido tratados. É inconcebível que educadores sejam agredidos com violência física e moral por estarem reivindicando melhores condições de trabalho, de salário e de manutenção de uma educação de qualidade.

O que se assiste hoje em Feira de Santana é a naturalização da arbitrariedade no trato com os/as professores e professoras da rede municipal, gerando ações que estão na contramão da abertura de diálogos e de construção de proposições de cidadania, civilidade e de democracia. Os ataques aos trabalhadores da educação legitimam uma política negacionista da importância do trabalho de professores e professoras face à construção de uma sociedade democrática e autônoma. Se faz importante, em um momento como esse, recorrer à memória recente da história deste país, em que a defesa da democracia foi utilizada para legitimar uma ditadura durante mais de duas décadas. Assim, o ataque a educação pública de qualidade por meio do uso da violência e da negação de direitos em nome da democracia é, portanto, um equívoco comprovado pelas arbitrárias ações impostas aos educadores.

O Consu defende, em todas as suas ações, o direito ao diálogo, respeito incondicional aos profissionais da educação e entende que as ações que cerceiam o direito humano à luta pela qualidade de vida e melhoria profissional fere completamente os direitos assegurados constitucionalmente. A nossa defesa é pela plena liberdade de expressão e por garantia de uma educação de qualidade. Neste sentido, nos solidarizamos com os professores e professoras da rede municipal de educação de Feira de Santana e reafirmamos a legitimidade da luta por melhores condições de trabalho, de salário e de direito a dignidade humana e profissional.

Consu/Uefs

O Departamento de Educação da Uefs (Dedu) também emitiu Nota de Repúdio. Veja AQUI

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.