Quinta, 28 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Educação Federação Partidária

Dia Mundial da Água: avanços nas políticas públicas em Feira de Santana

O dia de hoje pede conscientização para zelar por esse bem precioso

22/03/2022 08h39 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

O Dia Mundial da Água é comemorado nesta terça, 22 de março e tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados a esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Em 22 de março de 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas), além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Em entrevista ao Conectado News, João Dias, chefe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), ressaltou a importância de refletir sobre a necessidade  de cuidar da água.

Segundo o educador, “em  Feira de Santana a gente sempre faz a semana da água,  nesse ano  começamos no domingo (20), com o Conselho Municipal de Meio Ambiente  visitando as nascentes  Buraco Doce e Fonte do Lili no bairro  Queimadinha, que está sendo revitalizada e verificamos a necessidade de algumas ações a serem realizadas", Conta João.

"Visitamos a nascente da Balança no Parque Getúlio Vargas, outra nascente que a população tem cobrado de nós a revitalização, que será feita esse ano, na Lagoa Grande, que a CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) também vai revitalizar esse ano, a fonte dos Milagres na Gabriela, que é uma nascente já revitalizada e também a nascente buraco da Gia na Gabriela que necessita de cuidados e de revitalização. Produziu-se um relatório a ser discutido na semana e encaminhado para que seja adotada as medidas cabíveis", afirmou.

 Segundo João Dias, a Prefeitura de Feira de Santana tem realizado algumas ações, "Na segunda-feira  (21), fizemos uma roda de conversa no Colégio Estadual Edivaldo Boaventura em Ipuaçú e discutimos com o público estudantil, a necessidade de cuidar do líquido mais precioso do mundo. Acreditamos que os estudantes podem se tornar, sujeitos multiplicadores na escola, na família e na sociedade. Nesta terça-feira, Dia Mundial da Água, estavam programadas algumas palestras em escolas públicas municipais, mas devido a problemas na área de educação as palestras foram suspensas. Então será realizado na escola Castro Alves, escola privada que tem um trabalho importante na área de meio ambiente, falaremos sobre o tema discutindo a questão do nome de Feira de Santana que era conhecida no início de nossa história como Santana dos Olhos D'Água. Porque esse nome? Falaremos sobre nossos rios, lagoas e nascentes da cidade. Contamos com apoio da sociedade para continuar colaborando, assim também como as autoridades nos devidos cuidados com a natureza e em especial com a água do planeta", finalizou.

Reportagem: Ana Meire Dias

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.