Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Justiça Feira de Santana

"Feira tem uma representação muito importante na nossa chapa eleita", diz presidente da OAB-Bahia

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges

29/11/2021 16h29 Atualizada há 4 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

A presidente da Comissão Nacional da Mulher a Advogada, Daniela Borges, da chapa “União pela Advocacia”, foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA). na última quarta-feira 24,  Daniela estará à frente da instituição entre 2022 /2024. leia mais

https://www.conectadonews.com.br/noticia/14197/advogada-daniela-borges-e-eleita-presidente-da-oab-bahia

Em entrevista ao Programa Levante a Voz da  Rádio Sociedade News FM -102.1, a advogada afirmou, "vamos  trabalhar  para melhorar as condições de trabalho da advocacia baiana, essa é nossa prioridade", diz.

Questionada sobre o que a Bahia pode esperar da nova presidente, a advogada disse, “a OAB tem um trabalho importante que termina impactando na sociedade civil, por isso  a Ordem é  sempre eleita uma das instituições com maior credibilidade junto a sociedade, temos como missão na nossa legislação, além de atuar pelo fortalecimento da advocacia,  atuar em defesa da nossa Constituição  e dos direitos fundamentais", disse.

"A OAB sempre dialoga com todos esses temas importantes para a população, nós nos manteremos   firmes nesta construção e com certeza vamos fazer muito nos próximos 3 anos", afirma a advogada.

Segundo Daniela Borges,"todas as vezes que lutamos por melhorias nas condições de funcionamento do judiciário, isso interessa a advocacia, o Tribunal  de Justiça  da Bahia (TJ-BA),para  prestar um serviço efetivo melhor, mas sobretudo ao cidadão(a),que mais sofre com a morosidade do judiciário baiano,principalmente quando alguém entra com uma ação e demora 15 anos para ter uma resposta", explica.

"As pessoas vão ver o resultado do nosso trabalho  de valorização da advocacia por melhores condições de funcionamento no judiciário da Bahia", relata.

Pandemia

"A pandemia afetou nossas vidas de várias formas pessoalmente, isolamento social,  perda de parentes,  amigos, economia do país.A Covid trouxe desafios imensos, tenho certeza que ninguém gostaria de precisar de uma cesta básica,mas quem precisou e recebeu, sabe a importância, vamos atuar para que os advogados possa viver bem da profissão, uma das nossas prioridades é uma remuneração digna, o judiciário funcionando com celeridade e efetividade não faltará trabalho para os advogados", disse  Borges.

De acordo com a nova presidente uma série de ações será adotada  a partir de 1º de janeiro, em relação ao gerenciamento da crise das dificuldades e também a retomada dos trabalhos", disse.

"A morosidade da justiça baiana é um dos maiores problemas, faltam magistrados, servidores, essa é uma das situações que afetam muito a população do interior, precisamos cobrar dessa estrutura efetividade, não só movimentação jurisdicional, mas sentença, decisão,julgamento das  questões que são postas sob judicie", diz.

Feira de Santana

Sobre a ação da OAB em Feira de Santana, a advogada, disse, é uma alegria trabalhar com os advogados Raphael Pitombo e Lorena Peixoto eleitos, Feira tem uma representação  muito importante na nossa chapa eleita, temos seis conselheiros entre outras personalidades que  tomarão posse conosco e vão construir  ações  em prol da advocacia em  Feira", conta.

"Umas das prioridades é chegar a advocacia para as  cidades do interior, é papel da OAB apoiar os advogados que enfrentam dificuldades, nestas regiões,  os desafios são maiores, mas nossa força, sabedoria e firmeza  são maiores para enfrentarmos  os desafios", diz.

Perguntada sobre  o levantamento feito pelo Conectado News, em entrevista com a Presidente do Conselho de Ética, Simone Neri, que mostrou que 140 advogados foram suspensos da OAB por crimes praticados na Bahia,Daniela disse, a OAB precisa ser muito firme na tramitação das representações contra os profissionais que infringem o Código de Ética", afirma.

Leia mais https://www.conectadonews.com.br/noticia/13733/bahia-140-advogados-foram-suspensos-diz-oab

"Quando um advogado comete um crime termina maculando a imagem de toda advocacia, temos ações para o próximo triênio,a Transferência Eletrônica Digital (TED), ampliação de turmas para que haja maior celeridade, um Núcleo Estratégico para tratar os casos dos profissionais que praticam inúmeros infrações ao mesmo tempo"informa.

O advogado que estiver praticando apropriação indevida com seus clientes precisamos ser rápidos e identificar e se possível uma suspensão liminar,  com esse  núcleo  acredito que vamos dar resposta rápida nesses casos mais graves", finalizou.

 

Reportagem Luiz Santos e Ana Meire Dias 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.