Você conhece a verdadeira origem da heroína Maria Quitéria?
A história conta que Maria Quitéria nasceu na fazenda Serra da Agulha, na freguesia de São José, atual distrito de Maria Quitéria em Feira de Santana. Mas o que a história não conta é de que, o território no qual Maria Quitéria Nasceu, são terras afroindígenas, e para os moradores do distrito que leva o seu nome, ela é muito mais uma heroína, ela é uma mulher Payayá, ela é afroindígena.
A Professora Isabel de Jesus, Quilombola da Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria, relata a origem da nossa Heroína.
“Quem é Maria Quitéria? Porque ouvimos falar de Maria Quitéria com uma visão eurocêntrica, não traz uma Maria Quitéria da diáspora, Latino Americano. Maria Quitéria segundo alguns indígenas, exemplo o Cacique Juvenal, que é Payayá, ele fala da origem de Maria Quitéria e traz essa ancestralidade dos povos originários dos Payayá, também com Maria Quitéria”, conta Isabel.
Segundo a professora a mulher Payayá, é uma mulher que luta, é mulher que defende e que vai guerrear e que preserva a natureza.
Durante o século XIX, a mulher negra e do campo foram silenciadas. Mas a expertise de Maria Quitéria despertou o lugar da mulher no mundo e na história.
“É nesse lugar, que a gente tem, de ser guerreira, de lutar, não pela independência do ponto de vista do papel, mas por outras independências, da gente ter direito ao nosso território, aos nossos corpos, da gente poder educar, seja na escola, seja em casa, seja na associação de forma diferente”, concluiu a quilombola da Lagoa Grande Isabel.
Nesse terceiro episódio do Podcast: O retrato de Maria Quitéria além da Independência, produzido pela jornalista Engledy Braga, em comemoração aos 198 anos da Independência da Bahia, você vai conferir o outro lado da origem de Maria Quitéria, contamos com a participação da professora Isabel de Jesus, quilombola da Lagoa Grande.
Ouça o podcast O retrato da verdadeira origem de Maria Quitéria
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas