A iniciativa liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciência da Terra e do Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGM/Uefs) e apoiada pela Rede Mapbiomas Brasil, Geocovid MapBiomas, realiza na próxima quinta-feira, 25, o lançamento de um novo portal. O evento que ocorre das 10h às 12h, será transmitido pelo Youtube (@mapbiomasbrasil) e facebook (@mapbiomas).
Julia Shimbo, coordenadora científica do Mapbiomas, mediará o lançamento, a abertura do evento conta com a presença do reitor da Uefs, Evandro do Nascimento. Estão programadas as palestras do professor e coordenador do projeto Washington Franca-Rocha (Uefs/PPGM); Elaine Cristina Cambui Barbosa (UFBA) e Álvaro Fernandes de Abreu Justen (coordenador do Portal Brasil IO). Participam como debatedores os docentes Henrique dos Santos Pereira (pesquisador da Universidade Federal do Amazonas) e Marcio Luis Valença Araújo (IFBA, Assessor da Secretaria de Saúde da Bahia).
Entre as novidades estão as mudanças no padrão visual e na operação do portal, mais leve e intuitivo com um painel de dados e estatísticas, infográficos visíveis simultaneamente aos mapas, além de nova visualização de mapas e dos dados por unidades territoriais (municípios, regiões geográficas e de saúde, mesorregiões). Novos indicadores compõem as alterações, sendo eles: dados de casos e óbitos proporcionais à população do recorte territorial escolhido (município, região geográfica, região de saúde); taxa de reprodução efetiva, de evolução dos casos e dos óbitos. Progressão da vacinação (1ª dose, 2ª dose) com registros diários e para cada município brasileiro. O modelo de projeção agora tem três cenários: taxa de contágio atual, sem supressão e alta, alta supressão e baixa. Também foi realizada a otimização para versão em dispositivo móvel.
O intuito da plataforma é atender a pesquisadores, gestores de saúde (municipais, estaduais e nacionais), profissionais da imprensa e à população em geral, no que tange a dados estatísticos, mapas e gráficos ilustrados e a projeções futuras do surto de covid-19, apresentando informações claras, confiáveis e produzidas por métodos científicos.
Para Washington Franca-Rocha a iniciativa tem dois pontos importantes. “Primeiro, constituir-se em mais um canal confiável e acessível para divulgar o surto da covid-19 e sua difusão em territórios, a partir dos municípios. Segundo, produzir cenários futuros de comportamento do surto, baseados em métodos científicos, combinando modelos geoespaciais, estatísticos e epidemiológicos”.
A startup Geodatin, formada por egressos do PPGM/Uefs e que atua como consultora do Mapbiomas Brasil, é a responsável por toda a operação e integração dos dados, realizando a programação dos painéis, a atualização dos dados e a manutenção, para garantir a operação contínua, 24 horas, todos os dias da semana. Uma equipe formada por pesquisadores do Laboratório de Biossistemas, do Instituto de Física da UFBA, é a responsável pela produção dos modelos de projeção, incluindo a operação diária de processamento dos dados para gerar os dados de projeção. https://covid.mapbiomas.org/
Inclusão Vinte alunos da rede municipal de ensino cegos ou com baixa visão, são contemplados com óculos de última geração
Professor Professor tem que ser bem remunerado, afirma ministro da Educação Camilo Santana
Educação “Prejudica a educação”, diz deputado Robinson Almeida em audiência no MP sobre descumprimento da lei do magistério pela prefeitura de Feira
Educação Feira de Santana marca presença em evento internacional voltado a educação infantil
Feira de Santana Uefs realiza Pré-Marcha das Mulheres Negras em Feira
Feira de Santana Prefeitura realiza ação educativa em Festival Literário de Feira de Santana 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas