Quarta, 08 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Justiça Atendimento

Atendimento remoto do judiciário tem prejudicado advogados e a população,diz presidente da OAB Feira de Santana

Atendimento na Bahia dos fóruns, da Justiça do Trabalho

10/02/2021 18h34 Atualizada há 5 anos
Por: Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

 

Desde o início da pandemia, o atendimento na Bahia dos fóruns, da Justiça do Trabalho, do Fórum Estadual e da Justiça Federal estão de portas fechadas tanto para a advocacia quanto para a sociedade. 

Os atendimentos tem acontecido de maneira remota, o que segundo o presidente da OAB subseção Feira de Santana, Raphael Pitombo, tem atrapalhado o trabalho dos advogados. 

“Esse atendimento remoto é um atendimento péssimo, prestado pelo fórum, principalmente pelo fórum estadual. São e-mails e telefones enviados pelos advogados que raramente são respondidos. Óbvio que tem exceções, mas a regra é essa. Os advogados estão prejudicados no seu trabalho. Por trás do advogado tem as pessoas, a sociedade que buscam a justiça para resolver problemas até para o prosseguimento de sua vida. Uma liminar saúde, uma questão de pensão alimentícia. Diversos problemas que são enfrentados pelas pessoas e que não estão tendo resposta do judiciário por conta dessa falta de atendimento”, afirmou ele, dizendo que desde 2020 vem manifestando a favor do retornos das atividades de uma forma segura e responsável. 

Desde junho de 2020, a decisão de retomada foi deixada pelo Conselho de Justiça a cargo de cada tribunal para voltar aos atendimentos presenciais. Em alguns estados já houve a retomada presencial dos trabalhos. 

“Cabe aqui na Bahia ao Tribunal de Justiça, regular e colocar no lugar o plano que eles mesmos criaram e não estão cumprindo. Chegou o momento de dar uma satisfação a sociedade que pergunta insistentemente porque tudo na sociedade voltou e a Justiça não”, afirmou Pitombo. 

A OAB Bahia entrou com um pedido de correição junto ao CNJ para que que faça essa correição no âmbito do tribunal de justiça, para fiscalizar o não atendimento ao advogado e as partes. 

“Acredito que até semana que vem, estaremos entrando com outra medida no CNJ cobrando o atendimento presencial a advogados”, ressaltou ele. 

Segundo Raphael, essa tem sido a realidade é de muitos advogados, que não conseguem atendimento e muitas vezes não recebem respostas dos seus e-mails enviados.

Reportagem Edvaldo Peixoto e Danilo Abravanel

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.