Sábado, 01 de Novembro de 2025
(75) 99168-0053
Mundo Ataques EUA

ONU cobra fim de ataques a barcos no Caribe e Pacífico

“ O combate ao tráfico é importante, mas não pode ser feito à custa de vidas humanas e fora das normas internacionais.”

31/10/2025 19h05 Atualizada há 7 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Reprodução/X@PeteHegseth
Foto: Reprodução/X@PeteHegseth

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um alerta forte aos Estados Unidos pedindo que parem com os ataques a embarcações suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas no Caribe e no Oceano Pacífico.

Segundo o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, mais de 60 pessoas morreram desde setembro em ações militares americanas nessas regiões. Ele classificou os ataques como “inaceitáveis” e disse que violam o direito internacional.

De acordo com Türk, os EUA têm justificado as operações como parte do combate ao tráfico de drogas e ao terrorismo, mas a ONU argumenta que essas ações devem seguir as leis internacionais de direitos humanos, que só permitem o uso de força letal em casos extremos — quando há ameaça iminente à vida.

O comissário ainda cobrou investigações independentes e transparentes sobre os ataques e pediu que os suspeitos sejam tratados conforme as regras do Estado de Direito e do devido processo legal, sem execuções extrajudiciais.

A nota da ONU reforça que o combate ao tráfico é importante, mas não pode ser feito à custa de vidas humanas e fora das normas internacionais.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.