A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um alerta forte aos Estados Unidos pedindo que parem com os ataques a embarcações suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas no Caribe e no Oceano Pacífico.
Segundo o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, mais de 60 pessoas morreram desde setembro em ações militares americanas nessas regiões. Ele classificou os ataques como “inaceitáveis” e disse que violam o direito internacional.
De acordo com Türk, os EUA têm justificado as operações como parte do combate ao tráfico de drogas e ao terrorismo, mas a ONU argumenta que essas ações devem seguir as leis internacionais de direitos humanos, que só permitem o uso de força letal em casos extremos — quando há ameaça iminente à vida.
O comissário ainda cobrou investigações independentes e transparentes sobre os ataques e pediu que os suspeitos sejam tratados conforme as regras do Estado de Direito e do devido processo legal, sem execuções extrajudiciais.
A nota da ONU reforça que o combate ao tráfico é importante, mas não pode ser feito à custa de vidas humanas e fora das normas internacionais.
Com informações da Agência Brasil.
Furacão Melissa Furacão Melissa deixa ao menos 20 mortos no Haiti e provoca evacuações em Cuba
Furacão Melissa “Tempestade do século”: furacão Melissa atinge a Jamaica com ventos de quase 300 km/h e deixa mortos
Negociações Brasil pede suspensão de tarifas de 50% e negociações avançam nos EUA
Lideranças Problema do mundo é ausência de lideranças, diz Lula na Malásia
Papa e Rei Charles Reencontro histórico: Papa Leão XIV e Rei Charles III rezam juntos na Capela Sistina após cinco séculos
Bebê baiana Bebê baiana recebe bênção do Papa Leão XIV durante passeio no Vaticano 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 35°
Tempo nublado