Sexta, 24 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Brasil Petrobras, Amazonas

ONGs entram na Justiça para suspender perfuração de petróleo na Foz do Amazonas

Os grupos apontam falhas nos estudos ambientais apresentados. pela Petrobras

23/10/2025 19h16
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Itaiua Lukasewicz Rago / Banco de Imagens Petrobras
Foto: Itaiua Lukasewicz Rago / Banco de Imagens Petrobras

Organizações ambientais e entidades indígenas ingressaram na Justiça pedindo a anulação da licença concedida pelo Ibama à Petrobras para a perfuração de poços na Bacia da Foz do Amazonas. As ONGs afirmam que o licenciamento foi feito sem a consulta prévia a povos indígenas e comunidades tradicionais, como determina a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo as entidades, a autorização ignora os impactos sobre terras indígenas, áreas quilombolas, colônias de pescadores e reservas extrativistas. Elas também criticam o governo por incentivar combustíveis fósseis às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém.

Os grupos apontam falhas nos estudos ambientais apresentados pela Petrobras, alegando que a modelagem de possíveis vazamentos é ultrapassada e pode subestimar os riscos para o Grande Sistema Recifal Amazônico, que poderia ser atingido em caso de acidente.

 

O Ibama e a Petrobras afirmam que o processo seguiu todos os critérios técnicos e legais. O instituto destacou que a licença só foi concedida após aprimoramentos nas medidas de segurança e resposta a emergências. Já a estatal declarou que cumpre integralmente o licenciamento e defende a perfuração como parte da “transição energética justa”.

Com informações da Agência Brasil 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.