Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já sinalizaram que vão barrar qualquer tentativa de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, caso o Congresso avance com a proposta. A movimentação cresceu em Brasília com o início do julgamento dos responsáveis, aumentando a pressão por parte de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), admitiu que o tema será discutido ainda este mês, após negociações entre líderes do Centrão. A ideia é que, em troca da anistia, Bolsonaro apoie uma candidatura presidencial de Tarcísio de Freitas em 2026. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também entrou no debate ao sugerir mudanças na tipificação do crime de abolição do estado democrático de Direito.
Enquanto isso, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a oposição já tem votos suficientes para aprovar a proposta no Congresso. Tarcísio, por sua vez, tem atuado diretamente junto a ministros do STF, pedindo clemência para os envolvidos, inclusive em nome de uma “pacificação nacional”.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas