Na manhã desta quarta-feira (03), o senhor Luiz Carlos de Jesus, de 65 anos, morador do bairro Fraternidade, em Feira de Santana, denuncia dificuldades para marcar um exame solicitado pela Unacom (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), onde é acompanhado há cinco anos em tratamento contra o câncer.
Após enfrentar um câncer de próstata e passar por cirurgia, ele relata o surgimento de um novo caroço no reto e afirma que, mesmo com encaminhamento médico, não consegue acesso ao exame necessário.
Segundo Luiz Carlos, ao procurar a Secretaria Municipal de Saúde foi informado de que o agendamento agora só pode ser feito por meio de um aplicativo. O paciente alega não ter conhecimento para utilizar a ferramenta e reclama da falta de apoio para pessoas que não dominam a tecnologia.
“Esse aplicativo só é fácil para quem tem estudo. Eu já tentei, outras pessoas já tentaram por mim, até no posto tentaram, mas ninguém conseguiu. Fui barrado porque não podia mais marcar o exame de forma presencial. A gente que faz acompanhamento não está curado ainda, precisa do exame rápido para ver o diagnóstico. Em vez de ajudar, só estão atrapalhando”, desabafou.
O paciente afirma ainda que buscou ajuda tanto na Secretaria quanto na unidade de saúde do bairro, mas não conseguiu apoio para baixar ou acessar o aplicativo.
“Eu queria pedir ao secretário de Saúde, o senhor Rodrigo Márcio, que reveja essa situação. A gente faz acompanhamento porque ainda não está curado. Só o médico pode dizer quando a gente está de alta. Enquanto isso, precisamos dos exames com urgência. Essa mudança só prejudicou quem mais precisa”, destacou.
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