Sábado, 23 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Desafios na saúde

Secretário de Saúde Rodrigo Matos detalha desafios e ações em Feira de Santana

Rodrigo explicou que o TFD é destinado a pacientes que já têm consultas, exames ou cirurgias autorizados em outras cidades. “Não é para tentar marcar vaga em Salvado

22/08/2025 18h30
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O secretário municipal de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, participou nesta sexta-feira (23) do programa Levante a Voz, na Rádio Sociedade News FM, e detalhou ações e desafios da pasta. Ele falou sobre o Transporte Fora do Domicílio (TFD), pagamento do piso da enfermagem, ampliação de serviços e deixou claro: não será candidato em 2026.

Rodrigo explicou que o TFD é destinado a pacientes que já têm consultas, exames ou cirurgias autorizados em outras cidades. “Não é para tentar marcar vaga em Salvador. Só pode viajar quem já tem o procedimento garantido”, ressaltou.

Ele informou que agora existe uma portaria regulamentando o serviço e que não haverá transporte para Salvador quando o mesmo exame ou tratamento estiver disponível em Feira.

O secretário reconheceu que encontrou ônibus velhos e inseguros e que precisou suspender viagens em alguns momentos. “Era preferível segurar do que colocar vidas em risco”, disse.

Segundo ele, ambulâncias e veículos menores já estão sendo usados no TFD. Um processo para aquisição de novo ônibus foi lançado, mas o pregão terminou deserto  outro será aberto.

Piso da enfermagem

Rodrigo confirmou que os profissionais efetivos e Redas já receberam o piso da enfermagem, após meses de atraso nos repasses do Ministério da Saúde. Os terceirizados também terão direito, mas será necessário ajustar os contratos. Ele destacou que a lista de beneficiários é definida pelo governo federal.

O secretário anunciou a ampliação da oferta de exames como ressonância, endoscopia, colonoscopia e neuromodulação, que antes obrigavam pacientes a viajar para Salvador. A fila de exames acumulados em 2024, segundo ele, foi zerada. “Conseguimos atender cerca de 15 mil cadastros. Agora temos fila única e informatizada”, explicou.

Transparência

Rodrigo Matos disse que os processos estão sendo regulamentados por portarias, dando acesso ao Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Contas e à população. “É transparência para evitar privilégios e garantir igualdade”, afirmou.

Questionado sobre eleições, Rodrigo negou planos para 2026. “Não sou candidato. Meu foco é a gestão. Em 2028, apoio o nome do prefeito José Ronaldo”, declarou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.