Por Hely Beltrão
Pacientes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Regional, mais conhecida como UPA do Cleriston Andrade, enviaram um vídeo à Redação do Conectado News, denunciando a superlotação da unidade. Ainda no vídeo, o homem diz que não há médicos atendendo. Segundo informações, o vídeo foi gravado na noite da quinta (21).
Em nota enviada ao Conectado News, a SESAB (Secretaria Estadual de Saúde), negou que há falta de médicos na unidade e que em momentos de superlotação, há aplicação de protocolos que priorizam o atendimento de casos mais graves.
A Direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Estadual de Feira de Santana vem a público esclarecer informações divulgadas a respeito do funcionamento da unidade na noite da última quinta-feira (21).
Em primeiro lugar, é importante destacar que não houve falta de médicos na unidade. A equipe médica esteve presente durante todo o período, prestando assistência conforme a classificação de risco e priorizando os casos mais graves, como prevê o protocolo de urgência e emergência.
No entanto, a UPA tem enfrentado momentos de superlotação, o que gera maior tempo de espera para pacientes classificados com menor gravidade. Essa situação, muitas vezes, pode gerar impaciência e tensão entre usuários e acompanhantes. Nessas circunstâncias, a equipe da portaria precisa atuar de forma mais rígida para organizar o fluxo e evitar a entrada simultânea de muitas pessoas, preservando a segurança dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
A Direção reforça que todos os esforços estão sendo realizados para ampliar a agilidade do atendimento. Reiteramos nosso compromisso com a população de Feira de Santana e região em garantir assistência médica de qualidade, sempre priorizando a vida e o bem-estar dos pacientes.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas