Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Aconteceu na noite da quinta (21) na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, a sessão solene que concedeu ao jornalista Levi Vasconcelos o título de Cidadão Feirense, proposta pelo líder do governo na Câmara, o vereador José Carneiro (UB).
Nascido em Valença, onde foi vereador na década de 1980, Levi Vasconcelos tem 40 anos de atuação na área jornalística, uma trajetória que inclui, dentre outros órgãos, Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia e A Tarde, além de emissoras de rádio (Band FM e A Tarde FM) e sites. Em todos, sempre usou espaço para divulgar a política, em níveis nacional, estadual e regional. Ao Conectado News, Levi comentou sobre sua forte conexão com Feira de Santana.
"Estou recebendo um carinho poderoso de uma terra que gosto muito, porque aqui sempre fui muito bem tratado, atendido e reverenciado pelas pessoas, pelos feirenses, jornalistas e políticos, sempre fui uma pessoa que nadei em brancas nuvens todas as vezes que estive aqui, e por causa disso, numa dessas passagens, em uma farra entre amigos, quando o whisky fez efeito, José Carneiro, que estava no meio, saí de lá cidadão feirense, e agora aconteceu", disse.
O deputado federal Zé Neto (PT), o vereador José Carneiro Rocha e o prefeito José Ronaldo (UB), comentaram sobre o bom trabalho e relação com o jornalista.
O deputado federal Zé Neto (PT)
"É uma alegria para a nossa cidade, em tempos de narrativas que às vezes engolem os fatos e a verdade e subtraem a legitimidade, é valioso moderno e esperançoso ter um novo feirense na comunicação e seriedade da informação na Bahia, quando escrevemos essa reflexão poética é por que a pessoa merece, Levi é uma pessoa que devemos ter todo o respeito, é um jornalista, que em todos esses anos de atividade, deu o tom de uma imprensa séria, responsável, que ouve os dois lados, que se posiciona sempre com interpretação, não com invenção, Feira está feliz por ter Levi Vasconcelos como seu filho".
Ao ser perguntado sobre a atuação do governo, mencionado em artigo publicado no Conectado News, disse que embora tenha sido uma derrota temporária, a verdade prevalecerá.
"Primeiro, que essa investigação, quem mais lutou para que acontecesse fomos nós, foi divulgado uma fake news de que a Esquerda, que votou para não acabar com os sindicatos em 2019, no começo do governo Bolsonaro (PL), fomos acusado de evitar que houvesse o fim dos convênios, mentira, quem fez isso crescer e virou um grande problema, foi mais adiante, os convênios estavam corretos, tanto é que 2019 a 2021, os valores de desconto foram reduzidos, entre 2022 a 2024, já no fim do governo Bolsonaro, o governo abriu para todas as financeiras e associações, virando esse grande escândalo, temos como demonstrar isso claramente, óbvio que se você tem força política, não deixa isso acontecer, o senador Jaques Wagner (PT) está inclusive fora de combate esses dias, após uma cirurgia do pé, se ele estivesse lá, talvez isso não tivesse acontecido, mas, no geral, penso que temos elementos fáticos, claro que eles farão muita espuma, mas sem substância, que está nos números que temos, quem investigou, denunciou, está pagando aos aposentados é o presidente Lula (PT), a verdade vai aparecer".
Vereador José Carneiro Rocha
"O que nos levou a tomar essa iniciativa é em decorrência da história de Levi, que por onde passou, sempre levou o nome de Feira de Santana, publicando notícias importantes sobre o município, principalmente na política, isso nos deu inspiração para apresentar a proposta, com certeza prestando uma homenagem a Levi, que é digno e merecedor, por se tratar de uma pessoa, que como profissional eleva sempre o nome do município".
Prefeito José Ronaldo
"Levi é um amigo, pessoa que admiro, gosto, cidadão alegre, leve, solto, bacana, é ser seu amigo é um prazer para qualquer pessoa, recebi como muito prazer o convite para participar dessa sessão, tinha muitos outros convites na noite de quinta, mas fiz questão de participar para dar um abraço ao amigo. Levi é um cidadão muito ético, decente, simples, humilde, isso é o que soma para mim na minha relação com ele. Ele já escreveu tantas coisas na vida, tantos fatos, acontecimentos, furos jornalísticos, adora e gosta de escrever política, come política com farinha, não sabia que Levi foi vereador, vim saber disso nesta sessão, isso talvez tenha dado para ele esse tino, essa maneira agradável de escrever jornalisticamente falando, as suas colunas de política, a sua experiência vivida, aprendemos, essa vivência nos ensina, não tenho a menor dúvida que isso facilita hoje Levi escrever muita coisa sobre política".
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas