Pacientes, familiares e funcionários da Apae de Feira de Santana participaram de uma caminhada, nesta quinta-feira (21), que saiu da sede da instituição, passou por trecho da avenida Getúlio Vargas, com destino à praça Bernardino Bahia, onde aconteceram várias atividades.
O evento marcou a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que será encerrada no dia 28, e teve como objetivo dar maior visibilidade ao trabalho realizado pela Apae e às pessoas que são atendidas na instituição, que atende crianças e adultos, de todas as idades, há 49 anos.
Além dos portadores da Síndrome de Down, a Apae atende pessoas com transtorno do espectro autista e deficientes físicos e mentais. O tratamento é iniciado por meio de regulação – o paciente é encaminhado depois de passar por avaliação médica em unidade de saúde.
Neste período, será realizada uma série de atividades, principalmente na sede da instituição, vizinha à Estação Central de Transbordo, com a participação de especialistas e pais como convidados.
São cerca de cinco mil pacientes – metade deles de Feira e a outra metade de dezenas de cidades próximas e distantes, como Euclides da Cunha, de acordo com a diretora da Apae, Mary Portugal. “É um trabalho voltado para mostrar à sociedade que eles (os pacientes) são pessoas produtivas.”
No dia 28, disse a diretora, a Apae de Feira será homenageada na Assembleia Legislativa da Bahia, em reconhecimento pelo trabalho que vem sendo prestado à comunidade ao longo destas mais de quatro décadas.
Rafaela Alexandre, mãe de Pedro, 11 anos, disse que o menino, em tratamento há sete anos, teve ganho significativo na qualidade de vida. “Quando chegou à Apae, ele não falava, não se socializava. Com o tempo, foi mudando o comportamento e está na escola.”
A Prefeitura de Feira colaborou oferecendo estrutura para o evento, como toldos e cadeiras.
Fonte Ascom
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas