Em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 36.522 doses da vacina contra a dengue entre 14 de fevereiro de 2024 [quando a campanha foi iniciada] e esta segunda-feira (18). Desse total, 24.218 são da primeira dose e 12.304 correspondem à segunda aplicação. Os números ainda estão distantes da meta estabelecida para o município que são de 45.550 pessoas imunizadas.
“Queremos vacinar 100% do público prioritário e, para isso, estamos realizando a busca ativa, através de ligações, a fim de que a pessoa compareça às unidades de saúde e garanta a dose de reforço”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. A vacina está disponível para pessoas na faixa etária de 10 a 14 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
De acordo com o titular da pasta, somente o esquema vacinal completo assegura a proteção máxima. “A vacina é segura e evita até 80% dos casos de dengue sintomática e que protege contra os quatro sorotipos do vírus. Também chega a reduzir em até 90% o risco de hospitalizações. Quem não completa o esquema vacinal tem a proteção reduzida”, reforça.
Rodrigo Matos ressalta que a SMS tem adotado estratégicas para ampliar o acesso, como a instalação de pontos de vacinação em locais de grande circulação, a exemplo de shoppings.
CASOS DE DENGUE
Entre janeiro e julho deste ano, o município notificou 1.761 casos de dengue. Desse total, foram confirmados 145 casos para dengue, sendo 32 com sinais de alarme e um grave. Uma pessoa morreu por dengue no município.
A vacina contra a dengue está disponível em todas as 103 salas de imunização distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Para ter acesso basta se dirigir à unidade com um responsável, levando documento de identificação, cartão SUS e caderneta de imunização.
Importante destacar que a segunda dose contra a dengue está disponível para quem recebeu a primeira há mais de 90 dias.
Fonte Ascom
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Vale Refeição Terceirizados da saúde em Feira denunciam atraso no pagamento do vale refeição
AVC HGCA reforça importância do atendimento rápido no Dia Mundial de Prevenção ao AVC
Alerta Jovem morre em Feira de Santana após usar medicamento erétil antes de jogar; urologista alerta para riscos.
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
Exames e consultas Outubro Rosa: “Sábado da Prevenção” mobiliza toda cidade neste sábado (18) com ações de saúde voltadas às mulheres 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas