A Secretaria Municipal de Saúde entregou, nesta sexta-feira (15), camisas com proteção UV e mochilas aos agentes de combate às endemias. A ação contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e do diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira.
As novas camisas, confeccionadas com tecido que bloqueia os raios ultravioletas, ajudam a prevenir danos à pele e garantem mais segurança aos profissionais que, muitas vezes, trabalham expostos ao sol durante as atividades de campo, como no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
Rodrigo Matos destacou a importância dos agentes de combate às endemias para a qualificação do SUS e reforçou o compromisso da gestão municipal em fortalecer cada vez mais a saúde em Feira de Santana.
“Estamos abertos para dialogar com todas as categorias e promover melhorias nas condições de trabalho. Esse é um diálogo contínuo”, afirmou o secretário.
Durante o evento, o titular da pasta anunciou que o Ministério da Saúde selecionou o município para desenvolver o projeto “Feira sem Dengue” — iniciativa que utilizará tecnologia de drones e bicicletas elétricas para identificar e combater o Aedes aegypti. O lançamento está previsto para 10 de setembro.
O secretário de Saúde também adiantou que, a partir de setembro, será retomado o programa de educação continuada para os agentes com capacitações mensais.
Já o diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, ressaltou o olhar sensível da gestão e a estratégia de trabalho para os próximos anos, voltada para mudanças efetivas na cidade.
“Precisamos da atuação e do envolvimento de vocês, como já fazem, para que Feira esteja na vanguarda da saúde pública no país”, destacou.
Atualmente, a rede municipal conta com mais de 250 agentes de endemias, que atuam no combate a arboviroses — como dengue, zika e chikungunya —, leishmaniose, doença de Chagas e na realização de ações educativas junto à população.
DIÁLOGO E VALORIZAÇÃO
Ainda participaram da entrega a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, a coordenadora de Endemias, Priscila Soares, e representantes do sindicato.
“Momentos de acolhimento e troca também fazem parte do nosso trabalho. Que tenhamos mais ações como esta, porque elas nos fortalecem e nos impulsionam a transformar a saúde que tanto queremos”, afirmou Verena Leal.
Agente de combate às endemias há 28 anos, Anailda Nere dos Santos atua nos bairros Tomba e Parque Tamandari. Para ela, a entrega representa um avanço.
“Receber material novo é uma grande conquista. Isso mostra a valorização do Município pelo nosso trabalho”, disse.
O vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias, Roberto Carvalho, lembrou que há alguns anos a categoria reivindica materiais de trabalho e destacou a importância do diálogo com a gestão.
“Esse momento fortalece o vínculo entre a Prefeitura e os servidores, principalmente na construção de parcerias. Temos apresentado pautas pertinentes e acreditamos que essa aproximação trará bons resultados”, afirmou.
Fonte Secom
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 23°
Chuva