A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana está em contagem regressiva para a aplicação das provas do SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação) e do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que acontecem entre outubro e novembro deste ano. Pela primeira vez, o município realiza uma mobilização ampla e estruturada de preparação dos estudantes, reconhecendo a importância dessas avaliações para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e para o fortalecimento das políticas públicas educacionais.
Entre as principais ações adotadas pela pasta estão: o acompanhamento sistemático dos resultados das avaliações formativas, formação continuada de professores com foco nas habilidades de leitura, escrita e matemática, monitoramento da frequência dos alunos, além da articulação com gestores escolares para traçar estratégias pedagógicas de curto prazo.
Um dos instrumentos mais importantes nesse processo foi a implementação do Sistema de Avaliação do programa Educar pra Valer (SAEV). Nos meses de julho e agosto, os estudantes da rede realizaram provas de fluência leitora, Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados foram sistematizados em relatórios gerais e individuais, que subsidiaram a análise das equipes escolares.
A partir dessa análise, os alunos foram organizados em três grupos: prioritário (necessitam de maior intervenção pedagógica), de transição (já apresentam avanços e estão próximos do nível desejável) e desejável (alunos que consolidaram as habilidades esperadas).
“Estamos desenvolvendo um trabalho intenso e coletivo, envolvendo professores, gestores e estudantes. O objetivo é assegurar que nossos alunos estejam cada vez mais preparados e que possamos avançar nos indicadores educacionais do município. A educação de qualidade é prioridade da nossa gestão”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Pablo Roberto.
Segundo Keila Braga, articuladora do programa Novos Caminhos da Educação, desenvolvido pelo programa Educar pra Valer, os resultados já demonstram evolução. “Houve crescimento entre o diagnóstico inicial e as avaliações do SAEV, o que mostra que as estratégias adotadas estão surtindo efeito e fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem”, destacou.
Mobilização intensa nas escolas
Além das análises, a secretaria tem promovido reuniões com gestores escolares, visitas técnicas para acompanhamento pedagógico e a definição de planos de ação específicos para cada unidade. Nesta terça-feira (30), será realizado o “Simuladão do 5º ano”, seguido de uma live de correção na quarta-feira (1º), transmitida pelo canal da Seduc no YouTube.
Em 2025, o calendário das provas será o seguinte:
SAEB – para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, entre 20 e 31 de outubro.
SABE/2025 – Momento I: para os 5º e 9º anos, de 6 a 10 de outubro.
SABE/2025 – Momento II: para o 2º ano do Ensino Fundamental, entre 10 e 14 de novembro.
A Secretaria de Educação reforça que é essencial garantir a participação mínima de 80% dos estudantes nas provas, índice que assegura a legitimidade dos resultados e contribui para o fortalecimento de políticas voltadas à melhoria da aprendizagem.
Fonte Secom
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 28°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 30°
Tempo limpo