Quarta, 30 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Educação Feira de Santana

Feira de Santana sedia encontro regional do Pacto pela Educação

O município sediou um encontro regional do Pacto pela Educação

29/07/2025 20h46
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto: Silvio Tito
Foto: Silvio Tito


Na manhã desta terça-feira (29), Feira de Santana foi palco de mais um importante passo em direção à superação do analfabetismo e à qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Bahia. O município sediou um encontro regional do Pacto pela Educação, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, reunindo representantes dos 17 municípios que integram o território de identidade Portal do Sertão.
O evento, que contou com a presença de articuladores regionais e educadores, integra uma série de encontros presenciais e virtuais promovidos no âmbito da política nacional instituída pelo Ministério da Educação (MEC), em 2024, voltada à superação do analfabetismo e à qualificação da EJA em todo o país.
Segundo José Mário Junior, articulador regional do Portal do Sertão, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo representa uma conquista histórica dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada. Ele destacou a complexidade e importância da política.
“Desde 2024, conseguimos, a partir de muita luta e organização social, instituir junto ao MEC uma política nacional voltada à educação de jovens e adultos. Ela tem uma estrutura de governança com coordenação pedagógica nos estados e articulação regional. No nosso caso, eu e Jeane atuamos no território Portal do Sertão, acompanhando tanto as equipes técnicas das secretarias municipais quanto os formadores locais”, explica.
Ainda de acordo com José Mário, o trabalho desenvolvido vai muito além das ações pedagógicas. “Temos um trabalho muito significativo que perpassa pela educação, mas que também tem uma função social, cidadã e democrática muito importante. Estamos atuando para que essa política chegue de fato às salas de aula, às pessoas jovens, adultas e idosas que ainda não foram alfabetizadas ou que não concluíram a educação básica”, ressaltou.
Atualmente, o Brasil possui mais de 11 milhões de pessoas não alfabetizadas acima dos 15 anos e mais de 60 milhões de jovens e adultos com 18 anos ou mais que não concluíram a educação básica, segundo dados citados durante o encontro.
A formadora regional Jeane Mota foi responsável por conduzir a formação desta terça-feira, que teve como objetivo aprofundar temáticas pensadas coletivamente com base nas realidades locais dos municípios envolvidos.
O encontro marcou a segunda formação presencial realizada em Feira de Santana e reforçou o papel estratégico do município na mobilização regional pela educação de jovens e adultos. Os participantes também destacaram a acolhida da Secretaria Municipal de Educação como fundamental para o sucesso da iniciativa.

 

Fonte Secom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.