Sábado, 12 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Política carros populares

Governo anuncia decreto que reduz impostos de carros populares nesta quinta

O programa vai durar até o final de 2026

10/07/2025 11h02
Por: Mayara Naylanne
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governo federal anuncia, nesta quinta-feira (10), um decreto para reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos populares e menos poluentes.  O lançamento vai correr em cerimônia no Palácio do Planalto às 15h30 e deve ser anunciado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Nomeado de "Carro Sustentável",  o programa vai durar até o final de 2026. A intenção é beneficiar veículos 1.0 flex, movidos a etanol ou gasolina e com menos de 90 cavalos de potência, que hoje pagam alíquota de 7% de IPI, como Fiat Argo, Cronos e Kwid. As versões 1.0 turbo devem ficar de fora.

Critérios como potência, eficiência energética, combustível e reciclabilidades serão analisados, além da exigência de ser produzido no país para reduzir as alíquotas,. O desconto será no imposto cobrado e não haverá limite de preço do carro.

Ao menos 11 modelos disponíveis no país atendem aos critérios: todas as versões de Renault Kwid e Fiat Mobi; configurações de entrada de Chevrolet Onix e Onix Plus; Citroën Basalt e C3; Fiat Argo; Hyundai HB20 e HB20S; Volkswagen Polo e Tera.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.