Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Davi Santa Rosa Medeiros, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do IFBA (Instituto Federal da Bahia) e bolsista de Astronomia da UEFS (Universidade Estadual de Feira De Santana), venceu o Prêmio de Destaque Nacional em Iniciação Científica, realizado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior (ICJ), com o projeto entitulado: Estudo Espectroscópico da Galáxia Peculiar AM 0212-412, desenvolvido em conjunto com o professor Paulo Pope da UEFS.
Ao Conectado News, Davi contou um pouco da sua história, premiações e pretensões futuras.
"Estou muito grato por ser bolsista, sempre tive vontade de estudar Astronomia, ganhei 5 medalhas antes de me tornar bolsista, da Olimpíada Brasileira de Astronomia. A professora Silvia Carla do IFBA (Instituto Federal da Bahia) viu que eu tinha interesse na área, conversou com o professor Paulo Pope da UEFS, onde ele submeteu um projeto a universidade, que foi aprovado, me tornando um bolsista, antes disso, já estava desenvolvendo o projeto com o professor, mas como voluntário. Semanas atrás, fui escolhido como ganhador do prêmio destaque na categoria Júnior, em Ciências Exatas da Terra e Engenharia, não esperava, fiz um projeto muito bom, fiquei ansioso e muito feliz pelo resultado".
Histórico escolar
"Estudei muito tempo no Colégio Novo Tempo no Conjunto Feira X, 1 ano no Colégio Anísio Teixeira, depois, segui para o Colégio Adventista, onde permaneci do 7º ao 9º ano. No Ensino Médio, fiz o processo seletivo para o IFBA, fui aprovado e passei a cursar o Ensino Médio integrado ao curso técnico em eletrotécnica, com duração de 4 anos".
Premiação do CNPq
"Muito feliz, significa que estou trilhando o caminho certo, me dedicando aos estudos e com certeza continuar na mesma pegada, talvez até estudando mais para me consolidar na área acadêmica como um pesquisador. A premiação é de R$ 5 mil reais na minha categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior, também, quando adentrar a universidade, terei uma iniciação científica por 1 ano com uma bolsa e também o custeio de minha estadia para receber o prêmio".
Sobre o projeto
"O título do projeto é estudo espectroscópico da galáxia peculiar AM 0212-412. É um estudo espectroscópico nas fotos porque envolve o espectroscopia que basicamente é o estudo da luz, a galáxia emite luz através dos gases por causa do aquecimento e essa luz, que chega fraca no espectrógrafo (instrumento usado para dispersar a luz de um objeto em seus comprimentos de onda componentes, permitindo a análise e registro do espectro resultante, possibilitando o estudo)".
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado