Terça, 01 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Comércio de Feira

Feira de Santana: comércio funcionará normalmente no feriado de 2 de Julho

Sobre a jornada de trabalho, Marco destacou que ninguém será lesado com a compensação.

01/07/2025 07h47
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Apesar do feriado estadual da Independência da Bahia, comemorado nesta terça-feira (2), o comércio de Feira de Santana funcionará normalmente. A decisão já estava prevista na Convenção Coletiva da categoria, com a substituição do expediente deste feriado pelo sábado da Micareta, quando as lojas ficaram fechadas.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs), Marco Silva, a mudança foi planejada com antecedência para garantir previsibilidade ao setor e evitar prejuízos para lojistas e trabalhadores.

“A troca está garantida pela convenção coletiva. Foi uma forma de permitir que todos pudessem aproveitar melhor a Micareta, que este ano só teve funcionamento parcial até sexta-feira às 14h. O sábado foi destinado ao descanso ou lazer, e agora compensamos com a abertura no dia 2 de julho”, explicou.

Sobre a jornada de trabalho, Marco destacou que ninguém será lesado com a compensação. “Quem trabalhar além das quatro horas do sábado compensado terá direito a hora extra ou poderá abater o tempo no banco de horas. Assim como acontece em outras ocasiões em que bairros funcionam em feriados e o centro não.”

O comércio vai funcionar das 8h às 18h, com possibilidade de flexibilização por parte dos lojistas. Alguns setores, como o de autopeças, podem abrir mais cedo, e há liberdade para que estabelecimentos fechem antes do horário padrão, se desejarem.

Marco também convidou consumidores de cidades vizinhas a aproveitarem o funcionamento do comércio feirense. “O Feraguay, os shoppings e o centro da cidade vão abrir normalmente. É uma boa oportunidade, especialmente agora, quando os lojistas começam grandes liquidações de produtos que tiveram alta rotatividade no São João, como calçados e confecções.”

Ele reforçou ainda que, após os impactos econômicos dos festejos juninos, manter o comércio aberto neste início de mês ajuda a impulsionar as vendas e a garantir o pagamento de folhas salariais.

Por: Mayara Nailanne 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.