Fonte: InfoMoney
O voo AI171 da Air India com destino a Londres caiu nesta quinta-feira (12) logo após decolar do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, na Índia. Segundo o regulador de aviação civil do país, a aeronave emitiu uma chamada de emergência (mayday) antes de perder contato com o controle de tráfego aéreo.
O avião, um Boeing 787-8 Dreamliner, transportava 242 pessoas — entre elas dois pilotos e dez comissários de bordo — e tinha como destino o aeroporto de Londres Gatwick.
Entre as 242 pessoas, havia 217 adultos e 11 crianças, afirmou uma fonte à Reuters. Entre elas, 169 eram cidadãos indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense, informou a Air India. A decolagem ocorreu às 13h39 (horário local) a partir da pista 23. Pouco depois, a aeronave caiu fora do perímetro do aeroporto, em uma área residencial de Meghani Nagar.
A Direção Geral de Aviação Civil da Índia (DGCA) informou que o capitão da aeronave acumulava 8.200 horas de voo, enquanto o copiloto tinha 1.100 horas de experiência. O sinal do avião foi perdido a uma altitude de 625 pés (190 metros), menos de um minuto após a decolagem. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram fumaça densa saindo da área do acidente. O aeroporto de Ahmedabad permanece fechado, com todas as operações suspensas.
O ministro da Aviação da Índia, Kinjarapu Ram Mohan Naidu, afirmou que as equipes de resgate foram mobilizadas e que a situação está sendo monitorada de perto. O primeiro-ministro do estado de Gujarat ordenou ações de resgate em caráter emergencial e a criação de um corredor verde para o transporte dos feridos.
A Air India confirmou o acidente em nota publicada pelo presidente da companhia, Natarajan Chandrasekaran, e ativou um centro de emergência para prestar suporte às famílias das vítimas.
O aeroporto de Gatwick, que receberia o voo às 18h25 (horário local do Reino Unido), também confirmou o ocorrido. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Um canal mostrou o avião decolando sobre área residencial e depois desaparecendo da tela antes de um enorme jato de fogo subir ao céu. As imagens também mostraram destroços em chamas, com uma espessa fumaça preta subindo perto do aeroporto. A Boeing disse que está ciente dos relatos iniciais e que está trabalhando para reunir mais informações.
O acidente desta quinta-feira é o primeiro desastre aéreo com mortes envolvendo o avião Boeing 787-8 Dreamliner. O modelo da aeronave foi lançado em 2011. Saiba mais sobre o avião:
Tem capacidade para até 248 passageiros;
Alcance: 13.530 km;
57 metros de comprimento;
60 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a outra);
17 metros de altura;
Peso máximo de decolagem: 227,9 toneladas.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas