Quarta, 01 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Mundo Governo dos EUA

Governo dos EUA é paralisado após Congresso não aprovar orçamento; “shutdown” pode afetar turistas

Diversas atividades públicas, como o controle aéreo e o pagamento de benefícios sociais, correm risco de serem suspensas

01/10/2025 11h15
Por: Mayara Naylanne
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Os serviços do governo dos Estados Unidos podem ser interrompidos a partir desta quarta-feira (1º) devido à falta de um acordo no Congresso para aprovar o orçamento federal. Sem a aprovação, diversas atividades públicas, como o controle aéreo e o pagamento de benefícios sociais, correm risco de serem suspensas.

O setor de turismo também deve sentir os impactos. Companhias aéreas alertam para possíveis atrasos em voos nos próximos dias, já que o funcionamento de aeroportos pode ser comprometido pela falta de pessoal. A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que 11 mil funcionários serão afastados, enquanto 13 mil controladores de tráfego aéreo terão que seguir trabalhando sem salário. O país já enfrenta um déficit de cerca de 3.800 controladores, o que pode agravar os atrasos nos aeroportos.

Ainda no setor do turismo, parques nacionais, museus e zoológicos federais também podem fechar ou ter serviços internos suspensos. A Estátua da Liberdade, em Nova York, e o National Mall, em Washington, devem interromper as visitas, por exemplo.

Conhecida como "shutdown", essa possível paralisação seria a 15ª desde 1981. A mais longa ocorreu no governo de Donald Trump, entre 2018 e 2019, e durou 35 dias. Durante o bloqueio orçamentário, milhares de servidores serão colocados em licença, e até mesmo trabalhadores de serviços essenciais podem ficar temporariamente sem salário, que será pago retroativamente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.