Domingo, 17 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Política Filiação

Dança das cadeiras no PSDB: Eduardo Leite, deixa o partido e se filia ao PSD

Brasil

12/05/2025 20h00
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto: Mauricio Tonetto/Divulgação
Foto: Mauricio Tonetto/Divulgação

Fonte: G1

Após 24 anos no PSDB, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se filiou nesta sexta-feira (9) ao PSD. O evento de filiação foi realizado na sede do PSD, no centro de São Paulo. Além de Leite, participaram o presidente do PSD, Gilberto Kassab, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, parlamentares e outros integrantes do partido e aliados.

    “Eu tive mais tempo de vida no PSDB do que fora do partido. Eu estive 24 anos em um partido político e procurei um caminho por onde eu possa me enxergar por uma longa jornada, por muitos e muitos anos. Então, quando foi falado aqui que 'para o PSD você vem e não se preocupe em procurar outro caminho depois porque aqui será bem acolhido', eu venho com esse sentimento."

De acordo com Kassab, Leite chega ao partido como um pré-candidato à presidência da República. No evento, teceu elogios ao novo correligionário e o classificou como "qualificado e preparado". Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do governo Tarcísio e também integrante do partido, disse que Leite é um símbolo de renovação.

Leite é mais um governador que se filia à sigla. Em fevereiro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fez o mesmo movimento.

Leite tem sinalizado que deseja concorrer à presidência, se apresentando como um "terceiro polo" na disputa de 2026. As conversas sobre a filiação foram retomadas em 2024. Em 2022, Leite já havia sido convidado para trocar de partido, mas negou.

Segundo um aliado do governador, ele se manteve indeciso com a migração até o fim. Mas buscava um partido maior de olho em 2026, apesar da garantia do partido de que seria o nome do PSDB para 2026.

Contudo, existem alguns obstáculos para o projeto de Leite. O governador do Paraná, Ratinho Junior, também é pré-candidato à presidência pelo PSD. Kassab é aliado e é secretário de governo e Relações Institucionais do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Leite afirmou que tem “enorme respeito e admiração” por Ratinho Jr., que não concorreria contra quem tem convergência e relembrou que já participou de prévias, que terão que aguardar qual candidatura terá maior viabilidade.

Eduardo Leite se filia ao PSD

Kassab, por sua vez, afirmou que, caso Tarcísio decida sair candidato à presidência, será “mais do que natural” apoiá-lo. O governador do Rio Grande do Sul confirmou que o Senado seria uma alternativa, caso não seja o nome escolhido para disputar a presidência.

Outro governador do PSDB também tem conversado com o PSD sobre uma possível troca de sigla - Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul. Mas o tucano ainda aguarda definição sobre fusão do PSDB com o Podemos.

Já o PSDB tem buscado novos quadros - um dos alvos é o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, hoje filiado ao PDT.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.