A Câmara Municipal de Feira de Santana realiza nesta terça-feira (24) uma audiência pública para discutir a segurança pública na cidade. O evento reúne autoridades civis e militares, representantes da sociedade e vereadores, com o objetivo de ouvir sugestões, relatar demandas da população e buscar soluções integradas para os problemas da violência no município.
Durante a audiência, o comandante do Policiamento Regional Leste, Tenente - Coronel Michel Müller, concedeu entrevista ao programa Levante a Voz, da Rádio Sociedade, destacando a importância do encontro. “Estamos aqui para participar de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Feira de Santana e discutir de forma ampla, não apenas sob o prisma da polícia, mas dentro do contexto complexo que envolve a violência. É uma oportunidade de aproximação com o legislativo municipal e de escuta dos clamores da população trazidos pelos vereadores”, afirmou o coronel.
Segundo ele, é fundamental ampliar o debate para além da atuação policial, envolvendo também ações sociais e políticas públicas integradas. Miller ressaltou a parceria entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Feira de Santana, destacando investimentos que já vêm sendo realizados. “Há uma integração entre as forças de segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e DPT — que tem sido um caso de sucesso aqui em Feira. O trabalho de inteligência, por exemplo, é silencioso, mas essencial. Monitoramos redes sociais, alvos e levantamos dados que ajudam na tomada de decisões estratégicas para o policiamento", explicou.
Para o Tenente-Coronel, a solução para a segurança pública passa pela criação de oportunidades e promoção da igualdade social, indo além da presença de policiais nas ruas.
Também participou da audiência o secretário municipal de Prevenção à Violência, coronel Luziel Andrade. Ele destacou o papel da Guarda Municipal como força auxiliar e o fortalecimento da vigilância eletrônica na cidade. “A Guarda hoje atua de forma cada vez mais ativa, com apreensões e apoio direto nas ocorrências. Recentemente firmamos um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para compartilhamento das imagens de videomonitoramento, o que vai quase dobrar a capacidade de vigilância em Feira de Santana”, afirmou Luziel.
Com a aproximação da Micareta, o secretário também informou que a Guarda Municipal já está se preparando para atuar durante o evento.“Estamos equipando o nosso ônibus de monitoramento, com câmeras que cobrem áreas estratégicas. Além disso, teremos torres elevadas de observação para auxiliar a Polícia Militar em situações de maior fluxo e garantir mais segurança durante a festa”, explicou.
Com informações: Luiz Santos
Por: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas