Quarta, 23 de Abril de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Barraqueiros

Barraqueiros enfrentam dificuldades para garantir espaço na Micareta de Feira

Sobre a reclamação dos barraqueiros de Feira que ficaram de fora enquanto pessoas de outras cidades conseguiram vagas, o subsecretário afirmou que o edital prioriza moradores do município.

15/04/2025 14h59 Atualizada há 1 semana
Por: Mayara Naylanne

A pouco mais de duas semanas da Micareta de Feira de Santana, barraqueiros ainda enfrentam incertezas para garantir um ponto de venda durante a festa. Na manhã desta terça-feira (15), diversos trabalhadores estiveram em frente à Prefeitura Municipal buscando esclarecimentos e uma oportunidade para trabalhar de forma legal no circuito da folia.

Entre eles, Ana Rita da Conceição compartilhou sua frustração. “Infelizmente, esse ano eu fiquei de fora. Estou tentando conseguir, porque gosto de trabalhar de forma correta, com meu ponto regularizado, como sempre fiz. Criei meus filhos e netos com essa profissão. Está muito em cima, mas a esperança é a última que morre. Estou confiando em Deus para conseguir esse espaço", relatou.

Outro barraqueiro, João Santos, também compareceu à prefeitura em busca de respostas. Segundo ele, muitos dos pontos foram ocupados por pessoas que não são da cidade, o que gerou revolta entre os trabalhadores locais. “O pessoal de Salvador tirou a maioria dos pontos. A gente daqui, que sempre trabalha e vota aqui, ficou de fora. Aí fica difícil. Tem gente que só pega o ponto para vender, nem trabalha”, denunciou.

João, que atua há cerca de 15 anos na Micareta, afirmou que a situação gera tensão. “Se a gente não conseguir, Dona Márcia vai perturbar, a gente vai invadir a avenida. Vão querer prender a gente, mas levar meu mercado não levam fácil não. Tem que me levar preso primeiro”, desabafou.

Diante da mobilização, o subsecretário de Governo, Matheus Pinheiro, explicou com exclusividade ao Conectado News que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SETDEC), está empenhada em atender à demanda. “O edital foi aberto e rapidamente preenchido, pois muitas pessoas já estavam aguardando. Tivemos uma grande procura e, para garantir oportunidade a todos, realizamos uma repescagem para quem não concluiu a inscrição ou deixou de pagar taxas. Ontem, às 9h, reabrimos novas vagas nesse processo”, explicou.

Sobre a reclamação dos barraqueiros de Feira que ficaram de fora enquanto pessoas de outras cidades conseguiram vagas, o subsecretário afirmou que o edital prioriza moradores do município. “Para se cadastrar, é necessário comprovar residência em Feira de Santana. Pessoas de fora que eventualmente burlaram o processo serão excluídas. Estamos fazendo essa análise com responsabilidade.”

Matheus também ressaltou que a Prefeitura continua ouvindo os ambulantes e buscando soluções. “Não é uma tarefa fácil, mas estamos dedicados a resolver essa situação e garantir que todos possam trabalhar de forma organizada na Micareta. A orientação é que procurem a SETDEC a partir de amanhã para tentar uma solução individual.”

Com informações: Onildo Rodrigues

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.