A partir desta segunda-feira (24), crianças com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1, uma doença rara que afeta os movimentos e a respiração, terão acesso a um tratamento genético inovador e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O governo passará a oferecer a terapia com o medicamento Zolgensma, que na rede particular custa, em média, R$ 7 milhões.
“É a primeira terapia gênica que está sendo introduzida no Sistema Único de Saúde. O SUS passa a fazer parte de um pequeno clube de cinco sistemas públicos nacionais no mundo a oferecerem esse medicamento para a sua população”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A terapia é indicada para bebês de até seis meses que não necessitem de ventilação mecânica invasiva por mais de 16 horas diárias. Segundo o Ministério da Saúde, com essa incorporação, o SUS passa a disponibilizar todas as terapias modificadoras da AME tipo 1.
Dados do IBGE indicam que, entre os 2,8 milhões de brasileiros nascidos em 2023, aproximadamente 287 foram diagnosticados com a doença. O tratamento substitui a função de um gene ausente ou com falha, ajudando na produção de proteínas essenciais para os neurônios motores.
A aquisição do Zolgensma foi viabilizada por um acordo com a indústria farmacêutica, no qual o pagamento está condicionado aos resultados obtidos pelos pacientes. “Vai seguir de forma permanente a avaliação do desempenho do medicamento, da melhoria da vida dessa criança e da vida da família, com marcadores clínicos de avaliação, ao longo do tratamento”, explicou Padilha.
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Vale Refeição Terceirizados da saúde em Feira denunciam atraso no pagamento do vale refeição
AVC HGCA reforça importância do atendimento rápido no Dia Mundial de Prevenção ao AVC
Alerta Jovem morre em Feira de Santana após usar medicamento erétil antes de jogar; urologista alerta para riscos.
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
Exames e consultas Outubro Rosa: “Sábado da Prevenção” mobiliza toda cidade neste sábado (18) com ações de saúde voltadas às mulheres 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas