A líder sindical Adriana Lima destacou, durante a plenária em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a importância da data como um momento de reflexão e luta. "Sabemos que o Dia da Mulher é todos os dias, mas, em 8 de março, tiramos um tempo para refletir sobre nossos direitos, que muitas vezes são esquecidos pela sociedade. Não é um dia de comemoração, mas de reivindicação e reconhecimento das nossas lutas", afirmou.
Durante o evento, foram abordados diversos desafios enfrentados pelas mulheres, tanto na cidade quanto na zona rural, incluindo a violência de gênero. "Enfrentamos violência em todos os espaços, não apenas a física, mas também a psicológica, a perda de direitos, a falta de acesso à água e à terra. São violências que atingem nosso cotidiano e precisamos nos unir para superá-las", ressaltou Adriana.
Ela também destacou o papel do sindicato na defesa dos direitos das trabalhadoras rurais. "Nosso sindicato está sempre na luta, reivindicando e buscando garantir nossos direitos. Esta data serve para nos fortalecer, nos empoderar e resistir em uma sociedade que ainda nos impõe tantos desafios", disse.
Sobre as ações em apoio às mulheres que enfrentam essas dificuldades, Adriana reforçou a necessidade de acolhimento e fortalecimento coletivo. "Nosso papel é apoiar, orientar e ajudar cada mulher a criar resistência diante dos obstáculos diários, promovendo o empoderamento em todos os espaços", afirmou.
A programação da plenária incluiu atividades na parte da manhã, mas as ações continuarão no dia seguinte. "Amanhã estaremos na Praça da Alimentação, em uma caminhada pela garantia dos nossos direitos, reafirmando nossa resistência", concluiu Adriana.
Com informações: Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas