A dona de casa Graça Brandão, 66 anos, procurou a Policlínica do Tomba na manhã desta terça-feira (14) para dar entrada em exames e consultas para check-up. Ela esperava por isso desde agosto do ano passado. A partir de agora, as noites sem dormir na esperança de realizar os procedimentos ficarão para trás. As solicitações dos procedimentos já serão encaminhadas à Central Municipal de Regulação para agendamento.
Entre hoje e o dia 17, todas as pessoas que possuem guias de exames e consultas especializadas datadas de agosto e setembro de 2024 já podem comparecer a uma das sete policlínicas municipais para realizar o cadastro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com o cronograma para zerar a fila por procedimentos em 100 dias.
“Há meses aguardava para dar continuidade ao acompanhamento de saúde. Sou hipertensa, tenho nódulo na tireoide e enfrento problemas emocionais. Hoje, graças a Deus, me sinto aliviada. Além de cadastrar os exames que preciso fazer, dei entrada nos pedidos para passar por consultas com neurologista, angiologista, endocrinologista, cirurgião e mastologista”, diz.
Somente na Policlínica do Tomba, a média diária de atendimentos da demanda reprimida chegou a 300 pessoas entre os dias 8 e 13 de janeiro [nesse período foram cadastradas as solicitações datadas em junho e julho de 2024]. Nos primeiros dias, devido à grande demanda, seis técnicos estavam empenhados nessa função.
O cronograma prossegue entre os dias 20 e 23 de janeiro para cadastramento de pacientes com guias datadas de outubro e novembro de 2024.
“Os pacientes estão dando entrada nas solicitações e já estão sendo submetidos aos procedimentos agendados pela Central Municipal de Regulação, inclusive aqueles de alta complexidade, como tomografias e ressonâncias. Os técnicos da Saúde estão empenhados com esse propósito: dar celeridade às marcações”, afirma o titular da pasta, Rodrigo Matos.
O gestor da pasta salienta que essas marcações não impactam nas vagas ofertadas para novos pacientes, uma vez que a Prefeitura de Feira de Santana está disponibilizando vagas extras para atender o mutirão.
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Vale Refeição Terceirizados da saúde em Feira denunciam atraso no pagamento do vale refeição
AVC HGCA reforça importância do atendimento rápido no Dia Mundial de Prevenção ao AVC
Alerta Jovem morre em Feira de Santana após usar medicamento erétil antes de jogar; urologista alerta para riscos.
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
Exames e consultas Outubro Rosa: “Sábado da Prevenção” mobiliza toda cidade neste sábado (18) com ações de saúde voltadas às mulheres 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas