Quinta, 16 de Janeiro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Ponte

“É considerada ruim, mas não apresenta risco estrutural”, diz DNIT sobre ponte da barragem de Pedra do Cavalo

Bahia

09/01/2025 07h03 Atualizada há 2 dias
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reconcavo no Ar
Reconcavo no Ar

Por Hely Beltrão

Há mais de 15 dias, acompanhamos os desdobramentos do desabamento da ponte Juscelino Kubistcheck, ocorrido do dia 22 de dezembro, que até o momento, vitimou 14 pessoas, entre elas, o caminhoneiro Beroaldo dos Santos, de 56 anos, morador do município de Amélia Rodrigues, na Região Metropolitana de Feira de Santana.

Mais: Eu seria mais uma vítima’, diz vereador Elias Júnior sobre o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek

Segundo um engenheiro entrevistado pelo Conectado News, manutenção deficiente e falta de adaptação às cargas modernas podem ter causado colapso da ponte Kubitschek, nas redes sociais, ocorre uma guerra de narrativas a respeito de quem é a culpa pela tragédia.

Após esses acontecimentos, voltamos à nossa atenção para a ponte sobre o Rio Paraguassu, na BR 101, sob a barragem de Pedra do Cavalo, por onde trafegam todos os dias milhares de veículos. A ponte foi construída em 1985, ou seja, há 40 anos. Entramos em contato com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e solicitamos informações a respeito do estado de conservação da ponte.

Ao Conectado News, o órgão informou que foi feita uma inspeção em 2020, na qual a estrutura foi classificada como ruim, mas sem risco estrutural e que as manutenções tem sido feitas regularmente.

O DNIT informa que, no caso da ponte sobre o Rio Paraguaçu (ponte sobre a barragem de Pedra do Cavalo), localizada no km 201,08 da BR-101/BA, foi realizada inspeção em outubro de 2020, conforme dados do Sistema de Gerenciamento de Obras (SGO). Na ocasião, a estrutura foi classificada com a nota 2, o que é considerado ruim, mas sem risco estrutural. Contudo, a estrutura desde 2023 está passando por serviços de manutenção rotineira por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.