Por Hely Beltrão
Há mais de 15 dias, acompanhamos os desdobramentos do desabamento da ponte Juscelino Kubistcheck, ocorrido do dia 22 de dezembro, que até o momento, vitimou 14 pessoas, entre elas, o caminhoneiro Beroaldo dos Santos, de 56 anos, morador do município de Amélia Rodrigues, na Região Metropolitana de Feira de Santana.
Segundo um engenheiro entrevistado pelo Conectado News, manutenção deficiente e falta de adaptação às cargas modernas podem ter causado colapso da ponte Kubitschek, nas redes sociais, ocorre uma guerra de narrativas a respeito de quem é a culpa pela tragédia.
Após esses acontecimentos, voltamos à nossa atenção para a ponte sobre o Rio Paraguassu, na BR 101, sob a barragem de Pedra do Cavalo, por onde trafegam todos os dias milhares de veículos. A ponte foi construída em 1985, ou seja, há 40 anos. Entramos em contato com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e solicitamos informações a respeito do estado de conservação da ponte.
Ao Conectado News, o órgão informou que foi feita uma inspeção em 2020, na qual a estrutura foi classificada como ruim, mas sem risco estrutural e que as manutenções tem sido feitas regularmente.
O DNIT informa que, no caso da ponte sobre o Rio Paraguaçu (ponte sobre a barragem de Pedra do Cavalo), localizada no km 201,08 da BR-101/BA, foi realizada inspeção em outubro de 2020, conforme dados do Sistema de Gerenciamento de Obras (SGO). Na ocasião, a estrutura foi classificada com a nota 2, o que é considerado ruim, mas sem risco estrutural. Contudo, a estrutura desde 2023 está passando por serviços de manutenção rotineira por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE).
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