Em um clima de autoritarismo e tensão, o presidente da Câmara de São Francisco do Conde, Nem do Caípe, deu início à sessão extraordinária que discute o projeto de lei do prefeito Calmon que reduz o valor e corta beneficiários do programa “Pão na Mesa”. O plenário foi tomado por protestos da população, um homem se acorrentou no plenário e a Polícia Militar utilizou spray de pimenta dentro do prédio para dispersar o público, gerando pânico e correria. Isso tudo na casa do povo. Em editorial nesta manhã, o Jornal Candeias relatou o início do fim de Calmon, entre a honra a desonra.
O episódio aconteceu depois que um homem se acorrentou nas grades do plenário em ato de protesto contra a retirada do benefício. Moradores relataram que, diante da mobilização popular, a polícia agiu com truculência, jogando spray de pimenta e empurrando pessoas, inclusive mulheres e idosos.
Momentos antes, Nem do Caípe havia projetado no telão o artigo 39 do Regimento Interno, advertindo que o público deveria permanecer em silêncio, o que foi visto como uma tentativa de intimidar as manifestações populares. A atitude foi duramente criticada por servidores, líderes comunitários e cidadãos presentes na Câmara.
A crueldade de Calmon e Nem
Do Caípe, mostra que o clima de repressão e tensão transformou o que deveria ser uma sessão pública em um cenário de confronto, expondo a distância entre o poder político e o povo franciscano — justamente aqueles que mais dependem do programa social que está em votação.
A manhã desta quinta-feira já entra para a história como um dos episódios mais sombrios da política local, marcada por intimidação, censura e violência contra o povo dentro da própria Casa Legislativa de São Francisco do Conde.
Ver essa foto no Instagram
Prefeito de Anagé Prefeito de Anagé é condenado a devolver R$ 3,8 milhões por irregularidades na gestão
Velho Chico Águas do Rio São Francisco beneficiarão moradores da zona rural de Feira de Santana; Entenda
Visita técnica Feira de Santana recebe visita técnica de Caetité para troca de experiências sobre o programa Minha Casa, Minha Vida
operação da PF Prefeitos são alvos de operação da PF que investiga desvio de dinheiro público na Bahia
Relação política Lula visita Sudeste Asiático para ampliar relação política e comercial
Concurso público TCM manda prefeita suspender contratações sem concurso público 
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva