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Após ampliação, Aeroporto de Feira de Santana poderá receber aviões de grande porte e voos internacionais

Feira de Santana

03/09/2024 16h03 Atualizada há 5 dias
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Marcelo Fernandes
Marcelo Fernandes

Por Marcelo Fernandes e Hely Beltrão

Aconteceu na manhã desta terça (3), a reunião de apresentação do projeto de requalificação do Aeroporto Governador João Durval Carneiro em Feira de Santana. Além do diretor e detentor da concessão do local, o empresário Antônio Valter, esteve presente o superintendente Estadual de Infraestrutura e Transportes, Saulo Fontes.

Ao Conectado News, o diretor do aeroporto, Antônio Valter, afirmou que as novas obras de requalificação com a ampliação da pista, farão com que Feira de Santana receba aviões de grande porte e que está fechando acordos com empresas aéreas.

"Isso é algo natural, que está praticamente certa, pois o que criava a impossibilidade dos aviões pousarem a noite, porque para fazer isso são necessárias cartas geográficas homologadas, passei quase dois anos em contato com o CINDACTA 3 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) em  Recife e no mês de fevereiro conseguimos essa homologação, esse é o caminho principal para quando o avião vier a noite consiga pousar, porque através disso poderão se guiar através de instrumentos para descer. Agora o governo está fazendo essas ampliações, com mais de um milhão de metros, o contrato de concessão são 4 milhões e 200 mil, tenho comentado com o prefeito Colbert Martins (sem partido) para que seja colocado pontos que identifique a ampliação e o tamanho do aeroporto para que se evite a especulação imobiliária, para depois não ficar mais difícil, caso tenha um condomínio por exemplo. Essa é uma missão nossa junto com o governo do Estado, que está focando em Feira de Santana, com o Centro de Convenções e o Aeroporto porque com isso mudaremos a realidade de Feira de Santana, e assim teremos dois momentos do município, antes e depois do aeroporto, essa é a nossa missão".

Estratégia para atrair passageiros

"Fiz contato com a Flybondi, uma empresa argentina, quero trazer não só ela, mas outras empresas internacionais para criar condições e estabelecer valor de tarifa fixa de acordo com a distância, não ter isso  de caso o passageiro perder um voo na véspera pagar cinco vezes mais, às vezes penso que há uma desorganização das empresas aéreas, porque fazem promoções, as pessoas compram, o voo fica lotado e arrecadando uma migalha, essa mudanças pode ser um pontapé inicial para orientar as pessoas que deve-se ter tarifas fixas, se você tiver uma passagem, o usuário pagará um valor padrão".  

De acordo com o diretor, como não há possibilidade de crescimento do Aeroporto de Salvador, agora é a vez de Feira.

"Salvador não tem como crescer mais, o espaço hoje é Feira de Santana, e esse apoio do governo do estado vai facilitar tudo, para cargas, já temos a desapropriação daquelas empresas fabricantes de aviões, que será um local especial para colocarmos as cargas, mas, a quantidade de passageiros é gigante, precisamos alinhar os preços e a distância".

Possibilidade de uma segunda pista

"Sem dúvida, porque foi feito um muro grande, um investimento de mais de R$ 2 milhões de reais, porém, na hora da desapropriação total, que seria a área da nossa concessão de 4 milhões e 200 mil, será necessário desmanchar esse muro de novo, é esse espaço que dará condição de fazer uma nova pista, de 2.200 metros, para ficar em condições ideais e não termos nenhuma dificuldade. Atualmente Congonhas em São Paulo tem uma pista de 2.900 metros e recebe vôos internacionais, estamos chegando aos 2.800 metros, mudará a categoria do aeroporto, quando fizermos o recapeamento muda o PCN (é o número que indica a resistência de um pavimento para operações sem restrições de uma aeronave) que sairá de 30 para 36, com a mudança de categoria, as coisas acontecerão naturalmente".

Possibilidade de voos internacionais

"Salvador tem voos diários para Portugal, porque inicialmente não podemos ter pelo menos 1 por semana? Isso é algo que não está longe porque ao mudar a categoria do aeroporto já facilita o acesso, Feira de Santana, uma cidade industrial, muita gente passará a vir aqui quando esse aeroporto estiver em pleno funcionamento".

Superintendente de Infraestrutura e Transportes do Estado (SEINFRA) Saulo Fontes

De acordo com o superintendente de Infraestrutura e Transportes do Estado, Saulo Fontes Feira de Santana tem tudo para se consolidar como um grande centro de transporte de cargas devido à sua localização privilegiada.

"O Aeroporto de Feira de Santana possui uma tendência grande para operação de cargas, por ser considerado o maior entroncamento rodoviário do Norte-Nordeste brasileiro, cortado por várias rodovias federais, há uma tendência forte de substituir Salvador como aeroporto de cargas. Pensamos no passado, em desapropriar uma área patrimonial de 400 hectares, mas, Vitória da Conquista nos deu uma lição, quando reinauguramos o Aeroporto Glauber Rocha, a iniciativa privada já estava com toda área no entorno apta e hoje já possui um centro de logística grande, o governo tem que deixar que a iniciativa privada avance, até porque a força de Feira de Santana justifica qualquer investimento privado, se no futuro houver alguma dificuldade, pode ter certeza que o governo vai intervir e trabalhar em parceria, com uma PPP (Parceria Público Privada) ou o que for possível para transformar aqui em um aeroporto de cargas, assim como é Campinas/SP".

Investimento da iniciativa privada

"Trabalhar, acreditar no aeroporto com investimentos em galpões para logísticas, a fim de absorver as cargas que vem do interior ou até da região de Juazeiro, que tem o aeroporto de Petrolina, mas é em outro estado. Na região de Senhor do Bonfim  agora está com o aeroporto para inaugurar ainda esse mês, mas bem menor para se pensar em aeroporto de carga. Para essa modalidade na Bahia com exceção de Salvador, a tendência é Feira de Santana e se pensa também no Litoral Norte, em São Francisco do Conde, temos estudos também para que no futuro, bem depois de Feira, já fazer o aeroporto comercial, até porque fica quase no meio do caminho entre Aracaju e Salvador, então viabiliza, talvez no futuro também se transforme em um aeroporto de carga".

Melhoria dos acessos ao Aeroporto

"Não só os acessos das pessoas que foram indenizadas do lado oposto ao Centro da cidade para que tenham acessibilidade ao Centro, mas também a via de acesso que hoje dá em volta da mancha urbana, temos que viabilizar e fazer uma parceria com a Prefeitura para melhorar a capacidade da via, por conta de desapropriações de casas, será necessária uma máquina de microdrenagem, pois não adianta melhorar a capacidade, duplicar e não ter para onde escoar as águas pluviais e das ruas adjacentes, o projeto tem que ser bem pensado e acredito que em um futuro bem próximo poderá ser viabilizado". 

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Claudio Lemes LouzadaHá 7 dias SalvadorOs próximos 07 anos, a frota nas aéreas brasileiras será composta em 85 de aeronaves com capacidade entre 170 a 230 passageiros e seus equivalentes de carga. Feira precisa imediatamente de um aeroporto com pista de pouso igual a Vitória da Conquista com 2.200 x 45m para receber o Airbus A320-neo e o Boeing 737 Max-8 sem nenhuma restrição operacional e não uma pista de 1.800m de comprimento que parece a legítima “provenitiva”, a provisória-definitiva.
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