Prepostos da Secretaria Municipal de Agricultura de Feira de Santana recolheram as lonas das barracas da Feira do Tomba. As barracas foram custeadas através de emenda parlamentar do deputado federal Zé Neto (PT), sendo entregues no dia 4 de maio pelo deputado.
Ao Conectado News, os comerciantes Alex da Conceição e Carla Bispo, disseram que as lonas foram retiradas a força após recusa, sob a alegação de que as lonas estariam escurecendo o local, o que eles negam.
“As barracas estavam organizadas, prepostos da Prefeitura vieram e retiraram todas as lonas das barracas, deixando apenas a armação. Uma das alegações é que estavam deixando a barraca muito escura e obstruindo a visão dos clientes, o que não procede. A prefeitura não disponibilizou uma cesta de lixo, uma bica para conter a água da chuva, quando chove a água molha a mercadoria, uma tomada. Não fomos ouvidos antes da reforma", disse Alex.
"Estava tudo padronizado, bonito, antes, por volta das 14hs, o sol queimava as mercadorias, o que deixou de acontecer por conta das lonas. Nos mandaram tirar, nos recusamos, vieram e tiraram as lonas de todas as barracas", contou Carla.
Segundo o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, as lonas foram retiradas por serem desnecessárias, atrapalham a ventilação e a iluminaçção do loca. Ainda segundo ele, não há polêmica nem politicagem envolvidos.
"As barracas doadas pelo governo do Estado, fomos procurados pelo vereador Luiz da Feira (PP), perguntando se a Prefeitura aceitaria a colocação das barracas, não vi impedimento ou problema, entendo que tudo que vier de benefício para o povo temos que aceitar, a Prefeitura pode sim fazer parcerias com o Estado, a União ou com quem quer que seja, quando o benefício for para o povo, assim fizemos, as barracas foram colocadas naquela área. Porém, essas barracas têm uma lona desnecessária na parte superior porque foi feita uma cobertura termo acústica e essas barracas seriam para áreas externas a fim de proteger o feirante e as mercadorias do sol e da chuva, por isso as lonas foram retiradas, não vejo nenhum tipo de polêmica, muito pelo contrário, a nossa relação com os vereadores ou com quem quer que seja, é muito boa, não temos ligações políticas com ninguém, não fazemos política na Seagri, queremos o que for bom para o povo de Feira de Santana".
Monteiro concluiu afirmando que as demais solicitações dos feirantes serão atendidas.
"Ouvi todos os permissionários daquela área, esses pedidos realmente não tinha conhecimento, os pedidos que foram feitos anteriormente, atendemos, aliás, atrasamos a inauguração para que pudéssemos adaptar e instalar todas as solicitações daqueles permissionários, inclusive fomos bastante cobrados pela imprensa e afirmamos que só iríamos inaugurar quando tudo estivesse concluído, a fim de entregar uma obra completa e que atenda os anseios das pessoas que ali atuam. No que se refere a sinalização, é uma coisa pertinente, vamos fazer sim, quanto as tomadas para maquinetas, podemos fazer adaptações e colocar no galpão, não vejo nenhum problema".
Entramos em contato com o deputado Zé Neto, mas até o momento não fomos atendidos.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado