Segunda, 29 de Abril de 2024
(75) 99168-0053
Polícia El Patron

PM de alta patente é alvo da PF em desdobramento da Operação El Patron em Feira

Desdobramento da Operação El Patron

09/04/2024 08h22 Atualizada há 2 semanas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça (9), a Operação Hybris, um desdobramento da operação El Patron, deflagrada em 7 de dezembro do ano passado que teve como um dos alvos, o deputado estadual Binho Galinha (Patriotas) e tem por objetivo desarticular uma estruturada e sofisticada organização criminosa especializada na lavagem de capitais proveniente de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, atuante em Feira de Santana/BA e região.

Até o momento, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, dezessete mandados de busca e apreensão, bloqueio de aproximadamente R$ 4 milhões das contas bancárias dos investigados, além da suspensão de funções públicas de cinco policiais militares e de atividades econômicas de uma empresa, em cumprimento à decisão expedida pelo Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana/BA. 

Segundo informações checadas pelo Conectado News, dos cinco policiais militares alvos da operação, três são oficiais, entre eles um tenente coronel. Participaram da operação cerca de 200 policiais federais e estaduais, além de 13 Auditores-Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal.

Nessa nova fase da operação, verificou-se que os policiais militares alvos da operação integram o braço armado do grupo miliciano, que tinham a atribuição de fazer a segurança de várias atividades ilícitas desenvolvidas pela organização criminosa, além de ocultarem a propriedade de bens e dissimularem valores angariados em decorrência de infrações penais. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luiz Santos (@luizsantosjornalista)

Ainda segundo a PF, um dos investigados foi beneficiado em dezembro com a prisão domiciliar, com o aprofundamento das investigações, evidenciou-se a necessidade do seu retorno à prisão, o que foi acatado pelo Poder Judiciário. 

A Receita Federal, em cumprimento à ordem judicial, produziu relatórios apontando inconsistências fiscais dos investigados, movimentação financeira incompatível, assim como a propriedade de bens móveis e imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro.

A deflagração da operação contou com o apoio do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (GAECO).
A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

O nome da operação faz alusão ao conceito grego Hybris, o qual significa tudo que passa da medida, aludindo a uma confiança excessiva, orgulho exagerado, arrogância ou insolência que com frequência termina sendo punida. Sendo assim, tal conceito aplica-se, perfeitamente, ao contexto da operação, em razão do comportamento contumaz dos investigados de perpetrar ações criminosas, de modo que eles se sentiam os intocáveis. 

Em nota enviada à nossa redação, o deputado estadual Binho Galinha afirma estar à disposição da justiça e diz não ter praticado crime algum.

"O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) se manifesta para afirmar que está à disposição da Justiça para esclarecer os fatos envolvendo seu nome e de familiares na operação denominada de “El Patron”, deflagrada pela Polícia Federal. Binho Galinha ressalta, ainda, que tem acompanhado os desdobramentos das investigações com tranquilidade e colaborado com o Poder Judiciário.
Nesta terça-feira, durante mais uma fase da operação, o deputado Binho Galinha volta a afirmar que jamais praticou os crimes que estão sendo lhe atribuídos e que vai provar sua inocência na Justiça".

Reportagem: Hely Beltrão

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Carlos Roberto Cláudio BrandãoHá 3 semanas SalvadorNão acredito em um desfecho em favor da justiça, como em muitos casos o crime não terá punição. O governo é de criminosos!!!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.