Aplicadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, em todo o Brasil, estão reclamando de atraso no pagamento pelos serviços prestados nos dias 5 e 12 de novembro. O alvo das críticas é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoções de Eventos (Cebraspe), empresa responsável pela contratação, que está sendo acusado de calote.
A CEBRASPE é alvo de reclamações no site Reclame Aqui, já em Feira de Santana, uma colaboradora que prestou serviço como chefe de sala, procurou o Conectado News, para denunciar o descaso da CEBRASPE, afirmando que inventam sempre uma desculpa e não dizem quando resolverão o problema.
"Trabalhei como chefe de sala na UNEX, nenhuma pessoa da equipe recebeu, trabalhamos, perdemos os dois domingos, nos dispomos a realizar o nosso melhor trabalho, no entanto, a CEBRASPE não está nos respeitando, não nos pagou, todo dia é uma desculpa, prazo de 30 dias úteis, que já passou, e mesmo assim, continuam a inventar algumas desculpas, que houve erro no processamento, não nos paga ou dão uma justificativa plausível. Precisamos receber o nosso dinheiro", disse.
Em nota enviada ao Conectado News, o MEC (Ministério da Educação) afirmou que a CEBRASPE foi e empresa vencedora da licitação, sendo ela a responsável pelo pagamento.
"A seleção e o pagamento da equipe de coordenação e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fazem parte dos serviços contratados administrativamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2023, a instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem foi o Cebraspe. Enquanto unidade gestora do contrato, o Inep entrou em contato com o Cebraspe no intuito de obter esclarecimentos sobre o serviço, assim como a respeito da previsão de pagamentos dos profissionais contratados. A instituição contratada informou que os pagamentos estão sendo feitos após o processamento dos registros de frequência realizados pelos coordenadores de local de prova. A previsão inicial era de que os colaboradores seriam pagos em até 30 dias após a prestação do serviço".
Em nota ao Conectado News, a Cebraspe reiterou o prazo de 30 dias para pagamento, e que todos que trabalharam, receberão, mas não informou o prazo.
"Todos aqueles que atuaram no Enem 2023 receberão os pagamentos acordados em até 30 dias úteis, conforme padrão de contratação deste Centro. Por oportuno, informa-se, que aqueles que atuaram nos estados do Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Sergipe já receberam”, disse.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado