Publicamos uma matéria na segunda (18), onde verificamos que mesmo após o Partido Progressistas realizar uma cerimônia de posse do empresário Yuri Guimarães na presidência do diretório municipal, perante o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o presidente ainda é Rafael Pinto Cordeiro.
Nesta terça (19), o Conectado News questionou Yuri Guimarães sobre o que teria acontecido, por qual motivo o seu nome ainda não constava como presidente do partido em Feira. Segundo o empresário, a motivação é pessoal.
"Quando se tem uma mudança em nível estadual, onde o Deputado Mário Negromonte Júnior (PP) assumiu a executiva estadual e daí partiu o convite para que assumisse essa missão de formar o partido em Feira de Santana. Durante o evento do partido, anunciei a forma como iria construir a executiva municipal e discutir com os diversos segmentos da cidade, por isso, fiz o convite ao delegado Mauro Moraes, pensando na área da Segurança Pública, Abílio, que é professor universitário e decidiu fazer parte também do Progressistas, para discutir a educação, o radialista Juarez Fernandes, essa pluralidade para debatermos os maiores problemas da sociedade, pois essa é a função do partido, a executiva é composta inicialmente por sete pessoas, fizemos o convite também para pessoas do segmento afro, não é uma coisa que eu tenha pressa, prefiro fazer uma coisa com calma e tranquilidade, por esse motivo não encaminhei a nominata, mas está tudo bem sem problema algum. A comissão que Rafael faz parte já expirou, é provisória, não tem validade, não era uma comissão executiva, um diretório, Rafael foi uma pessoa nomeada temporariamente para ocupar uma comissão que não existe mais".
Demora motivada por questões pessoais
"Não é demora, é a construção dessa executiva municipal, quem não enviou ainda os nomes foi eu, por uma questão pessoal, porque entendo que devo construir um executiva maior e plural, por isso, estou conversando com pessoas e em breve teremos o anúncio das pessoas que estão ingressando no Progressistas, excelentes nomes que vão ajudar a compor o partido. Quando lidamos com pessoas de palavra como o deputado Mário Negromonte Júnior, não há porque ter pressa, justamente porque estou construindo isso, não há nenhum tipo de dúvida e preocupação com relação a isso, é um processo natural, mas diferente".
Empresário não teme perder a presidência do partido
"Essa possibilidade está descartada, inclusive estamos construindo a sede física do partido em Feira de Santana, teremos reuniões partidárias, para discutir chapa de vereador, um local para que as pessoas do partido possam atender as suas lideranças, também será um espaço democrático, amplo, que poderá ficar pronto em 60 dias".
Yuri disse que não tem apoio definido e que a aposta do partido é candidatura própria com Dilton Coutinho. Partido so definirá apoio a outro candidato em caso de desistência do radialista.
"O Progressistas, com o deputado Mario Negro Monte Júnior, fez um convite ao radialista Dilton Coutinho, fizemos uma pesquisa interna do partido, analisando o diagnóstico da cidade e o nome de Dilton foi bem visto pela sociedade, é um nome novo, o convite está feito a ele. A partir do momento que ele recusar publicamente, veremos qual caminho tomar, mas hoje, a determinação da executiva estadual é concentrar o convite em Dilton".
"Zé Ronaldo, um bom vice"
Não, nesse momento ousaria a convidar um dos dois para ser o vice de Dilton, penso que Zé Ronaldo daria um bom vice de Dilton, já foi prefeito seis vezes, seria uma chapa boa, Dilton prefeito, Zé Ronaldo vice.
Ao ser indagado sobre a sua afirmação, de que Zé Ronaldo teria governado seis e não quatro vezes, na opinião do empresário, quem governa o município, atualmente é Zé Ronaldo.
"Quatro não, posso dizer que Ronaldo é prefeito pela sexta vez, hoje o prefeito de Feira é Zé Ronaldo, que já foi desmentido pelo próprio prefeito, Colbert Martins (MDB) é um agente nomeado por Zé Ronaldo, que foi o avalista político de Colbert, digo em relação ao controle político, Colbert é liderado de Zé Ronaldo, o líder político de Colbert é Zé Ronaldo, o próprio prefeito disse isso em entrevista, que naturalmente ficou muito chateado com as declarações do ex-prefeito em dizer que não faz parte, que não participa do governo, mas o próprio Colbert afirmou que faz parte sim, nesse ponto de vista, entendo que o prefeito está correto, porque a cidade entende que a sua gestão não vai bem, e agora não é justo que Zé Ronaldo abandone o barco".
Ouça na íntegra
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas