Terça, 26 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Educação Intercâmbio

Universidade de Moçambique fecha parceria com a UEFS e UFRB

Quarta (25)

26/10/2023 08h11 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
ASCOM/UFRB, Fábio Ferreira
ASCOM/UFRB, Fábio Ferreira

A UNIVORUMA (Universidade de Moçambique), esteve na manhã da quarta (25), no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade, Campus da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), no bairro SIM em Feira de Santana, para assinar um protocolo de intenções e estreitar relações com a UFRB e com a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Também esteve presente uma representante da SEDUC (Secretaria Municipal de Educação). A delegação da universidade moçambicana foi composta por:

•  Assessor de Administração e Finanças da Reitoria - Professor José dos Santos Baptista;
•  Diretor da Faculdade de Direito - Professor Barbosa de Morais;
•  Diretor Adjunto da Faculdade de Engenharia e Ciências Tecnológicas - Professor Saidelamine Mahadal;
•  Diretor Adjunto Acadêmico da Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias - Professor Fernando Tanleque 
• Diretor Adjunto de Pesquisa, Extensão e Inovação da Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias - Professor Eduardo Horácio.

Ao Conectado News, o diretor da UFRB em Feira de Santana, o professor Jacson Machado, ressaltou a importância da parceria.

"Cumprimos uma missão institucional delegada pela Superintendência de Assuntos Internacionais da UFRB, que foi acolher e receber uma comitiva de professores e pesquisadores da Univoruma, de Moçambique, instituição localizada no norte do país, com 3 anos de fundação, mas tem muito interesse a partir de um protocolo de intenção já assinado em 2019, em prospectar oportunidades de parceria técnica, intercâmbio de alunos e professores entre as instituições, desenvolver pesquisa e extensão compartilhada entre as instituições, tendo como objetivo também fazer um processo de pesquisa de boas práticas que desenvolvemos na universidade, para implementar em sua instituição. Nessa missão, integramos a Universidade Estadual de Feira de Santana, que é referência e excelência no Portal do Sertão, com meio século de funcionamento e também a Secretaria de Educação do município, com o objetivo de unir esforços e ampliar as possibilidades de parceria que envolva toda a Feira de Santana, aproveitando a capacidade regional de recursos naturais e pessoas, para em breve termos um doutorado institucional de Agroecologia, além de desenvolvimento de pesquisa de ponta, que valorize as potencialidades da terra, tanto aqui como em Moçambique temos muita convergência nos aspectos climáticos e muitos outros da nossa população".

Representaram a UEFS, a Profa. Silvone Santa Bárbara da Silva, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e a professora Jackeline Silva Lopes, que afirmou em entrevista que a parceria é bem vinda por conta da proximidade cultural existente entre os países. 

"Foi uma visita muito interessante, há necessidade nossa também enquanto representantes dessas universidades da região do sertão, conhecer também Moçambique e também as possibilidades que eles têm de contribuição conosco, mas, são regiões muito próximas, não só na linguagem, na cultura, como também no próprio clima, com certeza existem muitas parcerias a serem desenvolvidas nessa área de produção de alimentos, engenharia mecânica, acessibilidade, a UEFS tem cursos diferentes, mas vendo as apresentações aqui, enxergamos a possibilidade de intercâmbio entre a UFRB e UEFS, que talvez não estejam sendo bem exploradas, serviu também para isso, pensar não só apenas nessa possibilidade de parceria com os moçambicanos, mas também nossa, a UFRB e a UEFS, uma vez que temos cursos próximos e que tem materiais, equipamentos e principalmente recursos humanos a serem compartilhados pensando no desenvolvimento local e regional".

Representando a SEDUC, Mestra Railda Neves, coordenadora do Núcleo de Inclusão e Diversidade, chamou atenção para a relevância da parceria.

"A visita do pessoal de Moçambique é relevante para a educação e desenvolvimento da sociedade feirense, qualquer país da África que venha com o propostas de pesquisa de ensino de extensão e trocas de saberes, são sempre bem-vindos, porque o continente africano é produtor de conhecimentos milenares e nós desconhecemos esse arcabouço cultural africano em sua essência, logo, estabelecer diálogos e parcerias com a Universidade de Moçambique é um movimento importante. A SEDUC agradece o convite da UFRB, a parceria com a UEFS, são parcerias importantes que vão reverberar na melhoria da qualidade de vida das pessoas no reconhecimento e valorização da diversidade e na troca de saberes imprescindíveis".

Reportagem: Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.